Bosque dos Italianos e Biblioteca Monteiro Lobato recebem o “Fabuloso Festival de Histórias”

Crédito: Divulgação/Larissa Gabrieli

Evento no sábado, 28 de outubro, é gratuito. Projeto de formação de leitores foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC)

O Bosque dos Italianos e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato receberão no sábado, 28 de  outubro, das 10h às 17h, o “Fabuloso Festival de Histórias de Campinas”, um evento que mergulha no mundo da literatura e das histórias infantis. A entrada é gratuita e o festival é voltado para famílias com crianças de até 12 anos.

O objetivo do “Fabuloso Festival de Histórias de Campinas” é de construir importantes espaços de encontro e formação de famílias leitoras, despertar o interesse pela literatura e estreitar a relação da criança com os livros. O projeto é produzido pela ONG Quanta Cultura, com o apoio do Clube de Leitura Quindim e o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) de 2022 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A programação é intensa e se divide pelos espaços do Bosque e da Biblioteca, localizada dentro do próprio parque.

Confira as atrações:

Oficina de Carimbos – atividade de livre criação de palavras e textos em experimentação com carimbos de letras de diferentes tamanhos. Das 10h às 17h.

Varal de Poemas – instalação composta por poemas e palavras bordadas para inspirar a relação com a leitura através da criação artesanal. Das 10h às 17h.

Piquenique Literário – um espaço lúdico e aconchegante dentro no bosque onde as mediadoras convidarão o público a conhecer e desfrutar dos livros, com a curadoria da educadora e atelierista Amanda Grispino e do Clube de Leitura Quindim. Das 10h às 17h.

Quebra Cabeça Ilustrado – Letícia Graciano e Thaís Stoklos são duas ilustradoras de livros infantis que criarão ao vivo caixas de papelão com personagens que poderão ser manipulados pelo público, em um divertido quebra cabeça. Das 13h às 15h.

 Maratona de Contos – o anfiteatro do Bosque recebe as contações de histórias:

“Histórias para se mexer”, com Márcia Strazzacappa. Com pequenas histórias como “Os três porquinhos” e parlendas, a proposta é contar histórias envolvendo crianças e adultos por meio de objetos e movimentos. Às 11h.

“Passaredo”, com a Cia Pé de Terra. Baseada no livro “Mil Pássaros pelos Céus” de Ruth Rocha, faça uma divertida viagem até a pequenina cidade de Passaredo, com muita poesia, trechos de música popular brasileira, efeitos sonoros, materiais cênicos de diferentes tamanhos, texturas e formas, muito contato visual e brincadeira. Às 12h.

“Histórias que a Passarinha me contou: episódio Terra”, com Coletivo Passarinha. A Passarinha conta uma de suas viagens em que se depara com a transição entre uma paisagem de diversidade e o deserto. No meio do deserto, encontra um oásis, se delicia com as frutas maravilhosas e logo encontra as responsáveis pelo trabalho de adubar aquele solo: as minhocas. Ás 13h

“A História das Histórias”, com Ale Carmani. Conta a jornada do guerreiro Maruã, que vive na primeira floresta que existiu. Demonstrando coragem e sabedoria, ele vai em busca do baú das histórias do mundo, no desejo de dar aos povos da terra a capacidade de ouvir e criar novas histórias. Ás 14h.

“O Rabo da Raposa” e “Cordéis que educam e transformam”, com Costa Senna. A raposa era o animal mais temido da floresta, pois jamais havia perdido uma aposta. Um dia ela se encontra com outro bicho ainda mais esperto: o gato. A disputa entre os dois é narrada, de forma bem-humorada, neste conto acumulativo retrabalhado por Costa Senna, cordelista e contador de histórias. Os cordéis de Costa Senna, um dos maiores cordelistas do Brasil, abordam com simplicidade e inteligência temas do nosso cotidiano, como participação política, alfabetização, uso consciente dos recursos naturais, entre outros. Às 15h.

 Serviço:

“Fabuloso Festival de Histórias de Campinas”

Data: 28 de outubro (sábado)

Horário: das 10h às 17h

Entrada: gratuita

Local: Bosque dos Italianos e Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Endereço: rua Albano de Almeida Lima, s/n, Praça Samuel Wainer, Campinas