Campinas encerra atividades em 9 estabelecimentos durante fiscalização no feriado de Carnaval
Locais não apresentaram documentações em dia e foram fechados. Operação entre sexta e terça-feira também vistoriou realização de eventos carnavalesco, proibidos por causa da Covid.
A Prefeitura de Campinas (SP) informou nesta quarta-feira (2) que nove estabelecimentos precisaram encerrar as atividades por irregularidades na documentação durante a fiscalização realizada no feriado de Carnaval. A operação especial também vistoriou a realização de eventos carnavalesco, que foram proibidos na metrópole por conta da Covid-19.
De acordo com a administração municipal, uma parte dos locais que foram fechados não apresentou alvará de funcionamento e a outra, não tinha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Ao todo, entre sexta (25) e terça-feira (1°), 52 estabelecimentos, entre bares, restaurantes e locais de entretenimento, foram fiscalizados. Além dos nove que tiveram as atividades encerradas, outros 43 receberam orientações. Não houve multas, informou a prefeitura.
Em nenhum deles, foram constatadas atividades relacionadas ao Carnaval. Em 30 de novembro, a prefeitura anunciou o cancelamento da festança nas vias, em decisão conjunta entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas. Já no dia 15 de janeiro, em meio ao avanço da variante ômicron do coronavírus, a administração também proibiu festas carnavalescas particulares.
As fiscalizações se concentraram nas regiões do Centro, Cambuí e Taquaral, além dos distritos de Barão Geraldo e Sousas. Equipes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Guarda Municipal, Polícia Militar, Setec e Emdec atuaram nos cinco dias.