COM A PRESENÇA DE RODRIGO GARCIA, CONSELHO DA RMC LANÇA LIVRO QUE CELEBRA OS 20 ANOS DA REGIÃO METROPOLITANA

Com a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, prefeitos, parlamentares e dezenas de outras autoridades das mais diferentes áreas, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), presidido pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, lançou neste sábado (26), em Campinas, o livro “RMC – 20 Anos de Integração”.  O evento foi realizado no Royal Palm Hall.

Com patrocínio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes e Aeroporto Internacional de Viracopos, o livro reúne o histórico de fundação da RMC, seu amadurecimento como segunda maior metrópole do estado de São Paulo, um painel sobre cada um dos 20 municípios que a compõe, as estruturas estratégicas e iniciativas de economia, ciência e tecnologia que a tornam referência para o País, além do registro de sua visão de futuro e apontamentos de autoridades e empresários regionais, estaduais e nacionais.

Gustavo Reis destacou a grandeza e a importância da RMC no cenário nacional. “Os 20 municípios que integram a RMC representam juntos o que São Paulo tem de melhor. Se fosse um país certamente a Região Metropolitana de Campinas seria um dos mais desenvolvidos do planeta”, disse. “Expresso aqui também a nossa gratidão a todos os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Campinas que nas últimas duas décadas contribuíram diretamente para o fortalecimento e a ampliação do espírito metropolitano”, completou o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, lembrando o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, que morreu em 2021 vítima de Covid-19 e comandava o conselho.

“É difícil reunir prefeitos de outras regiões do Estado para estar aqui dialogando sobre região metropolitana, mas essa celebração em Campinas nos proporciona isso. Trocar experiências, avaliar aquilo que está dando certo e aquilo que não está dando certo, pra que a gente possa, nesse novo momento da humanidade, captar novas oportunidades. Parabéns à Região Metropolitana de Campinas, parabéns aos prefeitos e prefeitas que fazem o dia a dia dessa região”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.

Os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes, e de Campinas, Dário Saadi, além de Júnior Felisbino, de Cosmópolis, e Luiz Dalben, de Sumaré – que é vice-presidente do Conselho da RMC –, também falaram no evento. O deputado ítalo-brasileiro em Roma, Fausto Longo, e os deputados Célia Leão, Vanderlei Macris, Dirceu Dalben, além do presidente da Câmara de Jaguariúna, Afonso Silva, também discursaram.

 

REUNIÃO DAS REGIÕES METROPOLITANAS

Antes do evento de lançamento do livro da RMC, também foi realizada a primeira reunião entre prefeitos presidentes das regiões metropolitanas do Estado. Coordenado por Gustavo Reis, o encontro reuniu representantes das regiões metropolitanas de Jundiaí, Piracicaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e São Paulo.

Ao final do encontro, foi assinado um protocolo de intenções entre a RMC e o Instituto Movimento Cidades Inteligentes que tem por objetivo firmar parcerias com os municípios para desenvolver ações que promovam a mitigação de impactos ambientais e orçamentários nas cidades.

“Cada município tem sua demanda, mas no ponto de vista macro, as leis pressionam as Prefeituras a se organizarem sobre determinados temas, sobretudo meio ambiente e suas subdemandas, como saneamento básico, resíduos sólidos, água, energia. São temas prementes e que precisam de soluções regionais, sobretudo na RMC, onde as cidades são integradas e crescem em ritmo acelerado, diferente de todo o País”, comenta o presidente do Instituto, Luigi Longo.

 

Comentários