Curso de Engenharia Civil da FAJ visita instalações de saneamento da AmBev

Como forma de promover conhecimento prático aos alunos, o curso de Engenharia Civil da FAJ visitou a Companhia de Bebidas das Américas – AmBev Jaguariúna, visita técnica realizada em influência da matéria Saneamento Básico e Meio Ambiente, ministrada pelo prof. Dr. Felippe Benavente Canteras.

visita-tecnicaO objetivo da aula foi conhecer na prática como funcionam os sistemas de saneamento básico estudados em sala de aula. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as seguintes etapas dentro da empresa: Estação de Tratamento de Água; Estação de Tratamento de Efluentes Industriais; e Estação de Reuso de Efluentes Industriais. Dessa forma, os grupos puderam ter contato com as técnicas de tratamento que já haviam sido estudadas em sala de aula.

O docente responsável explica que as formas que a empresa usa para garantir a limpeza total de alguns componentes necessários são realmente precisas. “Além das etapas convencionais de tratamento de água, os alunos puderam ver em funcionamento a tecnologia de Osmose Reversa, que tem a capacidade de reter sais e deixar a água extremamente pura para a fabricação do Gatorade, por exemplo, uma vez que esse produto precisa de um controle absoluto sobre a quantidade de sais que o compõe”, exemplifica.

Além de todas as outras formas disponíveis de saneamento básico, os alunos conheceram conceitos usados nos tratamentos, como a geração de biogás e a sua queima, geração de lodo proveniente do reator aeróbio, além de discutir com o responsável pela área de saneamento e ambiente da empresa a questão dos custos de operação.

Segundo o professor Canteras, a empresa visitada possui sistemas modelo e de alta tecnologia, o que garante excelentes qualidades tanto para a água utilizada no preparo de seus produtos, quanto dos seus efluentes tratados que são em parte devolvidos para o rio Jaguarí e em parte reaproveitados dentro do próprio sistema, com o resfriamento das caldeiras. “Dessa forma, garante-se ainda a importância de um gerenciamento integrado de bacias, com a preocupação do uso racional das águas”, conclui.

Matéria: Lucas Dal’Bó

 

Comentários