Dengue: Holambra participa de campanha promovida pela EPTV neste sábado

Holambra participará no próximo sábado, dia 22 de janeiro, do “Dia D – Mutirão de combate ao Aedes”, ação que faz parte da 8ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, promovida pela emissora EPTV. De acordo com a médica veterinária da Vigilância Ambiental da cidade, Angela Varella Katz, os agentes farão visitas de casa em casa na região central das 8h ao meio-dia para retirada de possíveis criadouros do inseto que transmite doenças como a dengue. Também será montada uma tenda na Rota dos Imigrantes onde serão fornecidas informações sobre maneiras de prevenir a enfermidade e entrega de material educativo. Além disso, um microscópio estará disponível para que as larvas do transmissor possam ser visualizadas.
“É necessário que o trabalho de combate ao mosquito seja conjunto, entre Poder Público e população”, falou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Toda a comunidade precisa fazer a sua parte, evitando o acúmulo de água parada e sempre monitorar o jardim e o quintal”, alertou.
A visita dos agentes de casa em casa no município teve início em 25 de janeiro nos bairros Groot e Jardim Holanda. Na oportunidade, 323 imóveis foram visitados e 119 larvas coletadas, sendo 88 do Aedes aegypti. Em 8 de fevereiro o trabalho foi realizado em 28 casas do Residencial Duas Marias. Foram recolhidas 81 larvas, sendo 63 do mosquito transmissor da dengue. No último sábado (15) o bairro Imigrantes, o mais populoso do município, recebeu a ação.
Os agentes estiveram em 246 imóveis e 120 larvas, sendo 89 do mosquito Aedes aegypti, foram coletadas.
Segundo o último balanço da Vigilância Epidemiológica, Holambra 66 casos confirmados de dengue este ano.
Se houver suspeita da doença, a orientação é procurar a unidade de saúde o mais breve possível.
Como combater o mosquito:
– Vedar caixas d´água
-Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana
Sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor nos ossos e articulações
– Manchas vermelhas no corpo