Educação conclui montagem da Sala de Estimulação Sensorial
Com investimentos de aproximadamente R$ 280 mil, a Prefeitura de Itapira se torna uma das únicas cidades da região a contar com uma Sala de Recurso de Estimulação Multidisciplinar para atender crianças da Educação Especial da Rede Municipal com idade de 0 a 5 anos.
A sala que já teve sua obra de instalação concluída junto à sede da Secretaria de Educação, conta com o que há de mais moderno e inovador no que se refere à estimulação e intervenção precoce, priorizando desenvolver as habilidades sensoriais, cognitivas e motoras ainda na primeira infância.
Utilizando Tecnologia Assistiva e inteligência artificial, dentro de um ambiente controlado e planejado, a sala está equipada com brinquedos interativos e diversos dispositivos como efeito de chuva, sensações climáticas, luzes, cores, texturas, aromas e sabores, dentre outros.
O atendimento junto às crianças será conduzido pelos professores de Atendimento Educacional Especializado com foco no desenvolvimento global na primeira infância. “Estudos apontam que a estimulação infantil traz ganhos significativos e imensuráveis no desenvolvimento neurológico, ampliando a criação de novas redes neurais – sinapses –, oportunizando assim um melhor desenvolvimento de todas as habilidades, maior autonomia e qualidade de vida para indivíduos neurodivergentes ou com dificuldades de aprendizagem. Através dessa tecnologia nossos professores poderão utilizar e fomentar atividades criativas e sensoriais com foco na aprendizagem e no Plano Educacional Individualizado de cada estudante – o PEI. Nossa intenção é oportunizar progressos e avanços a todos os nossos alunos promovendo a inclusão de forma efetiva”, explicou Valdinéia da Penha Mendonça, Coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação.
Os profissionais que atuarão na sala ainda serão submetidos a capacitações e treinamentos para utilização dos equipamentos. Inicialmente, os atendimentos serão feitos no período da manhã e devem ser expandidos para o período da tarde no ano que vem.
O encaminhamento das crianças ocorrerá dentro da própria rede municipal de Educação, através dos professores e também do psicólogo. O público alvo é de alunos de zero a cinco anos que possuam laudo médico ou apresentem algum atraso no desenvolvimento.