Em época que antecede Páscoa, empreendedora investe em ovos tradicionais, trufados e outros

Matéria: Paula Partyka

Consumir os produtos de microempreendedores auxilia na economia local

Desde os 18 anos trabalhando com ovos de páscoa, a moradora de Jaguariúna, Flávia Ferreira, expandiu seus negócios. Ela explica que se tornou uma microempreendora individual (MEI), por necessidade de fornecer nota fiscal aos clientes. O nome de sua empresa é “Flavita Doces”, desde 2014.

Primeiramente foram os ovos, depois bolos, doces e salgados. A produção teve início por necessidade, uma vez que ela mesma fazia a festa de aniversário de seus três filhos.

Mais tarde, Flávia cursou Confeitaria no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). “No começo eu aprendi sozinha, errando e acertando”, disse. Ela também é formada em técnica de contabilidade.

Durante os anos, passou por muitas dificuldades. Ela frisa que a maior delas, foi com os filhos pequenos, pois ela precisava trabalhar e às vezes a jornada seguia pelas madrugadas. E existe também, até hoje, a dificuldade de receber pelas encomendas. “Nem todo mundo tem o comprometimento de pagar, mas a gente aprende e supera tudo”.

Flávia tem clientes fiéis que compram dela desde o início. “E por causa do Facebook, Instagram, WhatsApp e indicação, tem muito cliente novo”, festeja.

De olho no futuro, o objetivo é abrir uma loja. “Quero vender de tudo. Desde ovos de páscoa, como bolos e docinhos personalizados a pronta entrega. Além disso, ter uma cozinha para dar aula e ensinar tudo que eu sei. Quero dar aula para jovens, adultos e crianças também, para os pequenos, pois nunca vi esse tipo de aula”, planeja.

Neste período que antecede a Páscoa, já foram produzidos 100kgs de chocolate. Ela visa fazer mais 100 ou 150kgs, mas já chegou a fazer 500kgs. “É muito cansativo, e se vão algumas noites em claro. Hoje eu não tenho necessidade de fazer isso”.

Os ovos são de 250, 350, 500, 750 gramas e 1kg. Além deles, Flávia produz chocolates em formato de coração e até eróticos, bem como alfajor e cup cake. Os preços variam de R$9 e R$109.
Flávia explica que a quantidade também diminuiu pelo fato de ser professora na Associação Príncipe Bernardo (APB), em Holambra. Ela ministra aulas de culinária e auxiliar de confeiteiro, há três anos, além de cursos extras.

Além dos pedidos de ovos de Páscoa, é de praxe Flávia receber encomenda para aniversários personalizados, os quais ela tem maior alegria em fazer. “Na Páscoa, ou até mesmo com os bolos, o que mais encanta é quando uma criança olha. Quando a criança tem aquela surpresa em abrir o ovo e ver que tem bombom dentro, ou quando come e diz que está bom, não tem o que pague. E acontece muito com bolo, quando o cliente vem com a criança e ela vê a encomenda e diz que gostou”, conta com brilho nos olhos.

Para as encomendas, é necessário antecedência. Flávia explica que para os ovos, quanto antes encomendar, melhor. Outras encomendas como bolo, doces e salgados, no mínimo três dias antes, dependendo da dificuldade.

Curso de ovos de Páscoa
A APB, de Holambra, promove no dia 6 de abril, curso de ovos de Páscoa. São aulas de ovos tradicionais e ovos trufados e de colhes decorados. A professora é Flávia Ferreira.
Para realizar a inscrição, ou até mesmo obter mais informações, entrar em contato com a APB, com Ivonete ou Ângela.

 

Comentários