EMEF “Maria Lúcia Guilhaumon Fonseca” já tem 97 matriculados e funcionamento garantido para 2017

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi Guaçu tem sido consultada sobre hipotética decisão de fechamento da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professora Maria Lúcia Guilhaumon Fonseca”. A versão propagada é completamente improcedente. A escola é localizada na Rua Cristóvão Colombo, no Jardim Planalto, zona sul da cidade.

A unidade experimenta, já não de agora, permanente retração no número de matrículas, em especial para a série inicial, o 1º ano. Para as séries da 2ª a 5ª, a Secretaria de Educação já captou 97 alunos através do processo de matrícula antecipada, o que assegura, portanto, o regular funcionamento da Emef para o ano letivo de 2017. Os matriculados serão distribuídos em duas classes de 3º ano com 17 alunos cada uma; duas classes de 4º com 19 alunos cada uma; e uma classe de 5º ano com 24 alunos.

O que ocorre com a unidade, na verdade, reflete um fenômeno que alcança outras regiões da cidade, como consequência do deslocamento migratório interno na zona urbana, bem como do fato de vir decrescendo o índice de natalidade no município, de forma geral.

Esses fatores, acusados em estudos técnicos elaborados por especialistas da secretaria, tornaram imperioso empreender processo de reorganização da rede, de forma a otimizar recursos humanos e estruturais, mas sempre com a atenção voltada ao melhor atendimento possível à clientela escolar.

No caso específico da Emef “Maria Lúcia Guilhaumon Fonseca”, a Secretaria de Educação está em processo de organização da demanda escolar e verificando se existe demanda para a abertura de novas classes na unidade. Esse processo poderá ser estender até o final do ano. A comunidade será devidamente informada, no devido tempo, acerca das providências que venham a ser adotadas.

Matéria: Prefeitura de Mogi Guaçu

Foto: Site Oficial da escola

Foto: Site Oficial da escola

 

Comentários