Engenheiro Coelho está preparada para iniciar a vacinação de crianças, diz prefeitura
A Vigilância em Saúde (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho, já está preparada para iniciar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. As doses pediátricas serão liberadas nesta segunda-feira (17), pelo Departamento Regional de Saúde X (DRS X), em Piracicaba. Neste primeiro momento, a cidade tem previsão de receber 130 doses pediátricas, divididas em frascos com 10 doses cada.
Com a chegada das primeiras doses, a previsão é que a vacinação comece já na terça-feira (18). Durante a última semana, as equipes da VISA receberam um treinamento para aplicação das doses, que foi feito de forma on-line pela Secretaria Estadual da Saúde.
Cronograma de vacinação
Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que sejam priorizadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.
A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.
Pré-cadastramento
A VISA também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento, evitando filas e aglomerações.
Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.
Lista de comorbidades do Ministério da Saúde
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV