Espetáculo inspirado em Anne Frank será apresentado em Holambra nesse domingo

(Créditos: Carlos Petrini)

Neste domingo, dia 3 de junho, o Centro de Cultura e Eventos de Holambra vai receber um espetáculo que trata de recomeço, esperança e aceitação. É a peça “N”, inspirada na história da garota judia refugiada na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, Anne Frank. A apresentação será realizada às 20h com entrada gratuita.

“N” estreou em 2016, já percorreu mais de 15 cidades brasileiras e chega ao munícipio como parte das comemorações dos 70 anos da imigração holandesa a Holambra. No palco, três atores da Cia Arte Móvel, de Americana, utilizam o teatro de animação de objetos e bonecos, além da expressão corporal para fazer um paralelo da vida da jovem alemã judia com a de muitos refugiados e migrantes nos dias de hoje.

Além de exigir muito preparo dos profissionais que entram em cena, o espetáculo, segundo o diretor Otávio Delaneza, conta com uma série de recursos técnicos.  “Temos uma luz bastante expressiva, a sonoridade permeia o espetáculo com a fala da Anne, a fumaça ambientaliza o estado de guerra. Nós também projetamos vídeos de conflitos atuais e da Segunda Guerra Mundial”, adiantou.

Apesar de abordar temas delicados, o espetáculo, de acordo com Delaneza, é indicado para toda a família.  “Trabalhamos com imagens, com elementos que dialogam de forma precisa com o espectador. Crianças, jovens, pessoas de qualquer idade conseguem compreender, pois o símbolo está aí para fazer a ponte”, conta.

A adolescente Anne Frank, que morreu de febre tifoide aos 15 anos, ficou famosa mundialmente por contar em um diário o sofrimento da guerra, a tensão de viver escondida e a possibilidade de ser descoberta e morta. Os relatos foram escritos pela garota entre os anos de 1942 e 1944 enquanto ela e a família viviam em Amsterdã, na Holanda.

Serão disponibilizados 200 assentos e a entrada do público vai acontecer por ordem de chegada a partir das 19h30. A iniciativa, que tem o apoio da Prefeitura de Holambra, é do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – e da Cia Arte Móvel.

“O espetáculo é um grande presente. Uma produção grandiosa que nos faz refletir, resgatar a esperança e aceitar as diferenças. Todos estão convidados”, disse o prefeito Fernando Fiori de Godoy.

 

Comentários