Estudantes da rede municipal de Jaguariúna participam de avaliações da Prova Brasil/SAEB 2019

Alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados na rede municipal de ensino em Jaguariúna, estão participando esta semana da Prova Brasil, aplicada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em todo o país.

De acordo com a Secretaria de Educação de Jaguariúna, 1370 estudantes de 11 escolas (confira abaixo) estão fazendo as provas no período de 21 a 24 de outubro. O resultado será divulgado em 2020 e a expectativa é confirmar o ótimo nível na qualidade de ensino do município, que se destaca como um dos melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

“Do total de 1370 estudantes que estão fazendo as provas, 665 são alunos do 5º ano e outros 705 cursam o 9º ano do Ensino Fundamental”, revela a secretária de Educação Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa.

Essas avaliações anuais têm provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é ligado ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) do Governo Federal, e são aplicadas para se obter um diagnóstico em larga escala do nível de aprendizado em português e matemática nas escolas públicas. Confira abaixo as escolas envolvidas nas avaliações do SAEB 2019.

Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno, Escola Municipal Dr. Franklin De Toledo Piza Filho, Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti, Escola Municipal Prefeito Francisco Xavier Santiago, Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari, Escola Municipal Prefeito Joaquim Pires Sobrinho – Unidades I e II, Escola Municipal Professora Maria Tereza Piva, Escola Municipal Professora Oscarlina Pires Turato e Escola Municipal Professora Sada Salomão Hossri.

O que é o SAEB
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC (Ministério da Educação e Cultura), abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em área rural e urbana, matriculados na 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) do Ensino Fundamental e também no 3º ano do Ensino Médio.

As provas do SAEB 2019 começaram a ser aplicadas nas escolas de Jaguariúna no dia 21 e seguem até o próximo dia 24 de outubro. As avaliações de português e matemática são feitas com todos os estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Sobre o IDEB
É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O que é o INEP e para que serve?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Ivair Oliveira/PMJ

 

Comentários