Funcionários da prefeitura de Jaguariúna participam de curso de Brigadista de Incêndio

Na quinta-feira, dia 9 de fevereiro, cerca de 20 funcionários da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Jaguariúna receberam o certificado do curso de Brigadista de Incêndio. O curso com duração de três dias foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros Municipal, em conjunto com a Defesa Civil e o Departamento de Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

“Secretarias ou empresas que dirigem locais que recebem grande concentração de público, como o Teatro Municipal, por exemplo, são obrigadas a formar uma equipe brigadista de incêndio.  Quando a nova administração assumiu uma das exigências era regularizar a situação que envolve a segurança de todos, já que até então, a prefeitura não tinha essa equipe”, afirma Thiago Menezes, diretor de Patrimônio Histórico e engenheiro de Segurança  do Trabalho que explica que essa é uma exigência de um decreto do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Antes da prática, os alunos participaram de aulas teóricas em que aprenderam sobre primeiros socorros e receberam orientação de como agir em momentos de pânico generalizado. “A importância desse curso é levar conhecimento ao cidadão comum para que ele aja em primeira instância, ou deseja fazer o primeiro atendimento de combate a incêndio e atendimento à população”, explica Marcos Fernando Monteiro dos Santos, um dos coordenadores do Corpo de Bombeiros de Jaguariúna.

A aula prática ficou para o terceiro e último dia de curso. “A prática serve para que os alunos saibam diferenciar os tipos de extintores de incêndio e aprendam a manuseá-los.  Mas o mais importante é que eles saibam que manter a ordem e a calma é fundamental para agir em equipe”, destacou o coordenador.

Matéria: ASCOM

 

Comentários