Guarda Responsável do animal doméstico é difundida com crianças da Rede de Ensino

Por determinação do prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob, desde 2014, o Núcleo de Controle de Zoonoses – NCZ de Amparo está realiza o Projeto “Guarda Responsável do Animal Doméstico” com o objetivo de conscientizar as crianças quanto aos cuidados necessários aos animais domésticos, cães e gatos.

Nesta semana, o NCZ encerrou o ciclo 2018. Um total 663 alunos da Rede de Ensino Municipal, professores e convidados foram recebidos pela equipe do Projeto que parte do princípio que o “Animal não é brinquedo, sente fome, frio e medo”.

A proposta dos trabalhos vem sendo planejada com o objetivo de: Sensibilizar e conscientizar crianças e adultos sobre a Guarda Responsável – Extinguir/Reduzir o abandono de animais – Sensibilizar as crianças e adultos para os cuidados que o animal necessita – Extinguir os maus tratos com animais em casa e nas ruas – Evitar que as crianças e adultos sejam atacados por animal doméstico, reconhecendo os sinais de alerta.

Entende-se que animais domésticos são aqueles que vivem nas ruas da cidade, ou residências, adaptados ao convívio familiar. Pelo seu apego ao ser humano sua vivência fora do meio ambiente em que o homem vive torna quase impossível a vida para esses animais. “Por isso, criar em casa esses bichinhos implica em assumir total responsabilidade sobre eles, mantendo-os com afeto, em perfeitas condições de saúde e cuidados; no ano que vem queremos repaginar todo o projeto e conseguirmos chegar a 1.000 alunos inscritos” complementa o Sr. Paulo Dorigatti, Coordenador do NCZ e do Projeto.

No desenvolvimento do projeto as crianças assistem um vídeo de animação, mostrando como devem ser os cuidados com um cãozinho (Fulaninho) que havia sido abandonado por seus donos. Fulaninho mostra todas as dificuldades de sobrevivência pelas quais um animal abandonado passa.

Em seguida recebem informações importantes de nossas Médicas Veterinárias Renata e Amanda, sobre o filme e as responsabilidades por quem tem ou adota um animal como: colocar coleiras para levar passear, evitando que fujam ou sejam atropelados; levar sacolinha para recolher o cocô que o animal fizer na rua, respeitando o espaço dos cidadãos; dar carinho; afeto; vacina; banho; comida e água. Ainda é informado sobre a importância dos cuidados veterinários e da castração dos animais.

As crianças se mostram bastante participativas e interessadas em contar também suas experiências com seus animais de estimação, segundo o NCZ.

Na sequência, conhecem os alojamentos de Cães e Gatos, onde podem vê-los e acariciá-los e tirar fotos. Na finalização, participam de um lanche/suco com a participação dos personagens Juquinha (Cão) e Chiquinha (Gata) que animam o momento de recreação.

A equipe do Projeto conta com a participação dos funcionários: Paulo, Renata, Amanda, Monique, Luciana, Bruna, Jéssica, Samuel, André, Sandra, Rosa, Michele, Vanda, Albina e Priscila.

 

Comentários