Mais de mil pessoas já visitaram exposição fotográfica “África em Nós”

Holambra sedia até o dia 29 de outubro, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Cultura do Governo do Estado, a exposição fotográfica “África em Nós”, com curadoria do renomado fotógrafo, jornalista e professor Walter Firmo. A atração, organizada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, reúne 30 imagens que buscam promover uma reflexão sobre a herança cultural africana e as relações raciais na cultura paulista. Mais de mil pessoas já visitaram a mostra, aberta há cerca de dez dias no Centro de Cultura e Eventos, ao lado do Moinho.

A exposição é dividida em oito categorias: Corpo, Cotidiano, Festas Populares, Gastronomia, Contrastes, Paisagem, Religiosidade e Retratos, e foi criada a partir do olhar de profissionais e amadores da fotografia através de um concurso que recebeu mais de sete mil inscrições. Ao todo, 101 imagens foram selecionadas e postas à disposição dos municípios paulistas interessados em promover a exposição.

“O tema é muito bom e retrata a realidade de um modo suave. As fotos são muito bonitas, vi vários turistas super interessados”, explica Ediley Bernardi, morador do bairro Jardim das Tulipas. “Acredito que os brancos, negros, amarelos, indígenas são todos iguais e com capacidades idênticas. Precisamos parar de ver diferença onde não tem”.

Para Benedita Aparecida dos Santos, que mora no Centro, as fotos são bem realistas. “Achei bem interessante, é uma exposição diferente, gostei muito”, disse.

“Essa campanha, ‘África em Nós’, é o reencontro do que somos. Todos os brasileiros são marcados pela africanidade – seja na música, na gastronomia, no jeito alegre de ser. Cada um tem uma África dentro de si”, explica o curador.

Para a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, a exposição retrata com sutileza e simplicidade a íntima relação cultural do Brasil com o continente africano. “São imagens muito bonitas, expressivas, que contam histórias. A vinda dessa mostra para Holambra é um privilégio e uma oportunidade para os moradores”, disse.

A exposição tem entrada gratuita e é aberta aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Matéria: ASCOM

 

 

Comentários