Maternidade de Campinas realiza diversas atividades para incentivar a amamentação
Na programação do “Agosto Dourado” 2023 estão palestras, murais de fotos, música, distribuição de cobertores para os bebês atendidos pelo SUS e uma ampla campanha junto à comunidade para a aquisição de kits de reposição de bombas de extração de leite materno. As atividades ocorrerão durante todo o mês, a partir do dia 1º. O “dourado”, para o mês de agosto, instituído por lei no Brasil, desde 2017, representa a simbologia do leite materno, considerado alimento “ouro” para os bebês por ser o único alimento completo para nutri-lo.
O Hospital Maternidade de Campinas (HMC) preparou uma série de ações para chamar a atenção sobre a importância do aleitamento e da doação do leite materno no “Agosto Dourado” de 2023. O mês foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. As comemorações começam na próxima quinta-feira, dia 3 de agosto, no anfiteatro da Maternidade, com palestras referentes ao slogam 2023: “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. Entre os objetivos listados pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) estão: informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e as organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.
A presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Rossiclei Pinheiro, diz que a pandemia de covid-19 afetou negativamente as mulheres grávidas, aumentando o risco de desemprego e a perda de meios de subsistência e interrompeu o acesso aos serviços de saúde nas diferentes etapas da gestação. “Queremos ajudar e facilitar o desenvolvimento de ações para defender os direitos da mulher trabalhadora que amamenta. A ênfase é na licença-maternidade de 180 dias, incentivo à implantação de salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho (extração de leite materno na volta ao trabalho), disponibilização de creches nas empresas ou próximas ao local e, inclusive, a extensão da licença-paternidade para 20 dias”, esclarece.
Aproveitando a data, o HMC ofereceu mais comodidade e conforto às salas de apoio de seu Banco de Leite Humano que em 2023 comemrou 30 anos de atividade, com musicoterapia e pintura artística nas paredes, por exemplo. Foi elaborado um mural com fotos das colaboradoras do Hospital que amamentam e servem de exemplo para as pacientes e serão distribuídos cobertores infantis para as mães atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), arrecadados graças à colaboração de centenas de voluntários. Um evento musical, com participantes da Orquestra Sinfônica de Campinas, com apresentações no térreo, primeiro e quinto andares,no dia 25 de agosto, fará o encerramento das comemorações.
Kits para o Banco de Leite
Entre as ações está, também, a campanha para aquisição de kits de reposição para a bomba de extração de leite materno (MEDELA). Cada kit contêm um frasco plástico para coleta do leite; um conector; um funil; uma válvula; uma membrana e um extensor. Essas peças são esterilizadas diariamente e, portanto, têm durabilidade pequena e necessidade de reposição frequente.
Sem os kits não é possível usar a bomba de extração de leite, o que impacta no estímulo e manutenção da produção láctea de mães com recém-nascidos internados na Unidade Neonatal. Para a compra de 30 kits será necessário que 300 voluntários contribuam com o valor de R$ 26,00. Mas as pessoas podem contribuir com a quantia que desejar na Chave PIX da Maternidade doe@maternidadedecampinas.com.br.