Mogi Guaçu sedia Campanha de Doação de Sangue neste sábado
Mogi Guaçu sedia neste sábado, dia 17 de julho, por meio de parceria com o Hemocentro de Campinas, nova etapa do projeto “Vidas por Vidas”, voltado à Doação de Sangue. A coleta será realizada das 9h ao meio-dia nas dependências da Escola Estadual Zenaide Franco de Faria Mello, no bairro Jardim Santo André, mediante apresentação de documento de idade com foto.
Para doar, o morador deve ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde (ver requisitos abaixo). Homens devem aguardar 60 dias entre uma doação e outra. As mulheres, por sua vez, devem esperar 90. Quem tomou vacinas contra a gripe ou a Covid-19 recentemente também deve estar atento: imunizados com CoronaVac ou contra a Influenza devem esperar, no mínimo, 48 horas para doar. Quem recebeu doses de AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, pelo menos 7 dias.
Uma única doação é capaz de ajudar pelo menos três pacientes. Todo o sangue coletado ao longo da campanha será distribuído gratuitamente a hospitais públicos e filantrópicos da região. Todos os protocolos de segurança para evitar contaminação pelo novo coronavírus serão rigorosamente seguidos no local da doação – entre eles a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas durante a espera e a coleta.
Requisitos básicos para doar:
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 18 e 69 anos de idade
– Pesar no mínimo 50kg
– Estar descansado
– Estar alimentado (evitar itens gordurosos)
– Não fumar até 2 horas antes
Impeditivos:
– Gravidez
– Amamentação
– Espera mínima de 90 dias após o parto
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
– For portador de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de chagas
– Ter realizado endoscopia há menos de 6 meses
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Imunizados com CoronaVac ou contra o vírus Influenza: somente 48 horas após a dose
– Imunizados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen: somente 7 dias após a dose