Museu passa por readequação expográfica

Teve início na terça-feira, dia 3 de janeiro, o processo de revisão expográfica do Museu Municipal Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”. A reorganização do espaço visa a liberação do salão principal para exposições sazonais e também uma melhor distribuição das exposições permanentes no piso superior.

Conforme explicou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, as alterações serão importantes para valorizar as peças do local. “Com essas readequações poderemos deixar um espaço exclusivo para o patrono do Museu e também dar uma maior visibilidade para algumas peças como, por exemplo, a antiga porta da Matriz. Hoje ela está deitada e queremos levantá-la para dar uma dimensão real de seu tamanho”.

A previsão é que o término dessas mudanças ocorra em meados de março, mas o Museu continua aberto para visitação normalmente durante todo esse período.

Também como parte da valorização da história local, a Secretaria está iniciando a digitalização do acervo da Casa Menotti Del Picchia e de jornais. “Esse é um trabalho que leva um tempo, pois precisa ser muito bem feito para que se tenha uma boa resolução dos arquivos. Nossa ideia é criar painéis para consulta digital desses documentos”, afirmou Ricardo Pecego, Diretor de Cultura.

Matéria: Jaqueline Lopes

 

 

Comentários