Nogueirenses passam a contar com Conselho Municipal dos Direitos da pessoa Idosa

Os nogueirenses passam a contar agora com mais um instrumento em defesa da promoção dos direitos de cidadania e de qualidade de vida da população idosa do município. Trata-se do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, instituído pela lei municipal n° 3.260/2015.
Qualquer denuncia de violência contra idosos pode ser feita através de telefone ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Saiba quais são as formas de violência contra a pessoa idosa

Física: Inclui abuso físico, maus tratos físicos, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas (ex. facas, estilete) e armas de fogo.

Negligência/abandono: Negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma de violência que se manifesta pelo desamparo e ausência de cuidados pela família, estado e sociedade.

Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.

Econômico-financeira e patrimonial: Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Auto infligida e autonegligência: Refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.

Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.

Telefones
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): (19) 3877-4402
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Artur Nogueira: (19) 3827-9704 ou (19) 3827-9727
Polícia Militar: 190
Guarda Municipal: 153

Conselho

 

Comentários