Peça educativa leva conscientização sobre trânsito a alunos da Rede Municipal

Educar o trânsito desde cedo. É com esse objetivo que a Prefeitura levou aos alunos do 1º ao 4º ano da escola municipal Jardim Flamboyant na última sexta-feira, em 22 de setembro, um espetáculo teatral educativo estrelado por atores da Cia. de Teatro Parafernália com patrocínio da Renovias. O trabalho, realizado por meio de Lei de Incentivo à Cultura, vem percorrendo desde o mês de agosto os municípios da região que compõem a malha viária administrada pela concessionária.

O espetáculo “Ir e Vir sem Colidir” é uma reflexão sobre atenção e educação no trânsito através de situações vividas no dia-a-dia a fim de contribuir para a segurança do condutor e de sua família.

A diretora e autora da peça, Viviane Casteliani, conta que a intenção da apresentação é fazer com que as crianças se tornem agentes multiplicadores e que levem para dentro de casa tudo o que aprenderam.

“Através da educação podemos formar cidadãos melhores e mais conscientes”, afirma. “O processo de reeducação na fase adulta é bem mais complicado, pois eles já criaram vícios de conduta difíceis de serem rompidos”.

Amarildo Boer, diretor municipal de Educação, explica que a Prefeitura está sempre buscando novidades para ensinar os alunos a respeito de práticas importantes relacionadas ao comportamento. “A segurança e a preservação da vida são temas sempre presentes. Comemoramos em setembro a Semana do Trânsito e, a partir disso, preparamos uma programação para conscientizar as crianças e mostrar, desde cedo, a importância da responsabilidade no volante”, disse.

Ir e Vir sem Colidir
A peça conta a história de três amigos: Noa, Cabeça e Tami. Certo dia eles se reúnem em um lugar mágico para realizar um trabalho de escola, a garagem da casa dos avós de Noa.

No local, os três, entre brincadeiras e muita imaginação, descobrem a importância de um trânsito mais seguro para todos. E o principal: como as crianças podem contribuir por mais proteção nas ruas e rodovias. Envolvido pela tarefa, Noa embarca em uma viagem à Transitolândia, conduzido pela personagem Transitonilda.

Matéria: ASCOM

 

Comentários