fbpx

Planejamento garante uma vida financeira tranquila

Como ter disciplina financeira e conseguir resistir às tentações do consumo? O desafio é grande, mas é possível ter uma vida financeira tranquila. Embora repetitiva, vale a dica de evitar as compras por impulso. Levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), realizado no ano passado, apontou que mais da metade dos brasileiros (52%) comprou algum item impulsivamente. Por isso, é importante mudar esse comportamento e evitar endividamentos que trarão dor de cabeça futuramente.

Um dos primeiros passos é a mudança de hábitos. Antes de adquirir algo, pergunte a si mesmo se realmente precisa disso ou se pode esperar um pouco mais. Decidindo pela compra, faça pesquisas e consulte o mesmo produto em lojas diferentes. Certamente você encontrará diferenças de preço de um lugar para outro. Opte por pagar as compras à vista e peça descontos, sempre.

Se optar parcelar as compras utilizando cartão de crédito, pague as parcelas integralmente e sempre na data de vencimento, evitando juros altos e o efeito “bola de neve”. Procure gastar conscientemente e, em hipótese alguma, gaste mais do que você ganha. Uma boa dica, é colocar todas as despesas e receitas em uma planilha. Vai ficar muito mais fácil saber o quanto entra e sai do seu orçamento.

Estabeleça metas para realizar seus sonhos. Se o seu objetivo for comprar um carro e você não quer entrar em financiamento, saiba que precisará mensalmente poupar dinheiro. Nosso site, Poupar para chegar lá (www.pouparprachegarla.com.br), foi criado exatamente com o intuito de auxiliar quem tem metas a colocar o plano em prática. A página permite fazer simulações para saber exatamente quanto a pessoa precisará poupar para adquirir um bem, ou fazer uma viagem, e quanto tempo levará para isso, inclusive se conseguir cortar pequenos gastos do cotidiano, como o cafezinho depois do almoço. Por exemplo, se você deseja comprar um carro à vista, no valor de R$ 30 mil, e consegue poupar mensalmente R$ 950, pode realizar seu sonho em julho de 2017, sem endividamento. Deixando de pedir quatro cafezinhos por mês, esse prazo é adiantado em 30 dias.

É importante também ter dinheiro reservado para emergências. Neste caso, você pode deixar a quantia na poupança rendendo e utilizá-la a qualquer momento. Mas tenha em mente que esse dinheiro só deverá ser usado realmente em caso de emergência.

Outra dica importante é conhecer quais são as melhores opções para poupar. Converse com o seu gerente de relacionamento e busque informações sobre o tema. O conhecimento a respeito dos produtos de investimento que melhor se enquadram no seu perfil vai ajudá-lo a ter uma vida financeira tranquila e sustentável.

Eduardo Correa é gerente de Produtos de Investimentos do Banco Cooperativo Sicredi

  

Comentários