PREFEITURA DE JAGUARIÚNA MODERNIZA SISTEMA E GARANTE MAIS AGILIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS DO CADASTRO ÚNICO

A secretaria de assistência social da Prefeitura de Jaguariúna concluiu o trabalho de digitalização do arquivo de quase 3.500 cadastros válidos de usuários do Cadastro Único da cidade. O objetivo desta ação é agilizar o acesso as informações e modernizar o formato de atendimento.

De acordo com a secretária de assistência social, Andrea Dias Lizun, Jaguariúna é um dos primeiros municípios da região a fazer esse trabalho e está em sintonia com importantes órgãos federais.

“Para se ter um ideia, o Ministério da Educação (MEC), a Justiça em todas as suas esferas e o INSS já adotam este sistema. Esse arquivo digital é muito mais prático, barato e eficiente. Sem contar que ajudamos o meio ambiente com a diminuição dos impressos”, afirmou ela.

Essa tarefa teve inicio em abril e envolveu cinco operadores da equipe do Cadastro Único. Os prontuários digitalizados contam com toda documentação apresentada pelas famílias no momento do cadastro.

“Fizemos a extração pelo sistema do Governo Federal, através da base de dados dos cadastros válidos/ativos e com isso produzimos um filtro de aproximadamente 10 mil cadastros, entre eles, cadastros já excluídos pelo sistema por estarem desatualizados há mais de 4 anos, cadastros transferidos para outros municípios, cadastros inativos”, revela a responsável pelo Cadastro Único, Bianca Bergo Lala Baffi.

Vale ressaltar que neste novo sistema um backup no HD externo é realizado semanalmente para armazenar os arquivos de forma segura e deixá-los salvos na rede local de acesso ao Cadastro.

CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, BPC, entre outros. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios.

Reportagem: Raphael Luna

  

Comentários