PREFEITURA LANÇA O PRIMEIRO ECOPONTO PARA RECICLAGEM DE MATERIAIS

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, preparou uma ampla estrutura destinada a reciclagem de materiais. Trata-se do primeiro EcoPonto que funciona dentro da área de 10 mil metros quadrados, do antigo DSM, à rua Ariovaldo Silveira Franco, em frente a Etec (Escola Técnica) ‘Pedro Ferreira Alves’, onde já funciona a URR (Unidade de Resíduos Recicláveis) sob gestão da CooperMogi, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. O EcoPonto faz parte do Programa Cidade Limpa. Na terça-feira (2), o secretário de Serviços Municipais, Ernani Gragnanelo, cuja pasta é a responsável pela gestão do EcoPonto, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da CooperMogi, apresentou a organização do espaço em um ato no local. Ele disse que a estrutura foi toda preparada para poder receber todo tipo de resíduo doméstico – com exceção do lixo – como folhas, galhos, grama, tocos de árvores, podas de arbustos, entulhos e restos de material de construção.
Para cada tipo de entulho, há um espaço específico para ser armazenado. “Gramas, galhos e folhas passam por processo de compostagem, gerando adubos naturais e levados para uso nas propriedades rurais. Madeiras e toras também têm sua destinação, assim como os materiais de construção. Dos inservíveis, boa parte é retirada pelos catadores de sucata. O restante vai para o aterro sanitário”, informou Ernani.
O secretário explicou que o material deixado no EcoPonto é proveniente não apenas da coleta de galhos e entulhos feita pela empresa contratada pela Prefeitura, mas também de particulares. “Assim como qualquer particular pode deixar seu resíduo aqui, ele também pode fazer retirar, ajudando assim na reciclagem”, citou Ernani.
Uma situação positiva apontada pelo secretário é que os caminhões da coleta de galhos, entulhos e inservíveis já trazem o material separado nas carrocerias, o que facilita no descarregamento. “E a gente tem visto isso no próprio descarte do material pela população. A gente já não vê resíduo no meios dos galhos. Temos orientado a população nesse sentido, de não misturar os materiais verdes com resíduos de naturezas diferentes, como plásticos, ferros e até lixo”, destacou. Também foi preparado um local para doação de produtos e materiais que podem ser reaproveitados por outras pessoas, como camas, colchões, sofás, caibros e outros.
Com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que está sendo elaborado pela Prefeitura de Mogi Mirim, há a previsão de instalar de seis a oito novos EcoPontos pela cidade, com a gestão compartilhada desses espaço pelo município com as cooperativas. O prefeito Paulo Silva enalteceu a nova iniciativa da Prefeitura. “É um programa ambiental e social, que gera riquezas”, frisou.
O EcoPonto fica aberto de segunda a quinta-feira, das 7h00 às 17h00, e às sextas-feiras, das 7h00 às 16h00.