Primeiro Emprego: A importância da geração de oportunidade para a juventude

 

O estágio como forma de aprofundar a qualificação profissional e gerar diferencial competitivo, segundo Fabio Maia de Souza, Supervisor Geral de Estágios dos cursos de graduação da Unyleya

No dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data foi instituída para gerar conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ter caiu para 11,1% no quarto trimestre de 2021. Apesar disso, a população jovem continua sendo a mais afetada e, para mudar este cenário, é fundamental que os empregadores entendam que a importância das vagas voltadas para os profissionais mais jovens.

“Considero que o estágio e o primeiro emprego como momentos de grande importância no percurso de desenvolvimento da carreira profissional dos jovens e estudantes”, destaca Fabio Maia de Souza, Supervisor Geral de Estágios dos cursos de graduação da Unyleya, uma Instituição de Ensino Educacional 100% Digital.

Contratar um jovem inexperiente é fazer um investimento para o futuro do próprio negócio, visto que os estudantes chegam aos locais de trabalho com uma mentalidade diversa, ávidos por trabalhar e para se engajar com a equipe e capazes de contribuir para oxigenar as ideias e processos da organização.

Há estratégias que os jovens profissionais podem usar para se colocar em um espaço de maior visibilidade no mercado de trabalho, se destacar e diferenciar entre outros candidatos e conquistar mais oportunidades. Confira algumas dicas para quem está em busca do primeiro emprego:

Desenvolvimento de rede de contatos

Na prática, fazer network consiste em criar uma rede de contatos que possa oferecer ajuda mútua no desenvolvimento de carreira. Isso é construído pelo contato com pessoas conhecidas, colegas de trabalho e do Ensino Superior, professores, entre várias outras possibilidades.

Ter um bom networking é uma oportunidade de descobrir novidades na área de atuação, receber e fazer indicações, encontrar parcerias para montar um negócio e, é claro, construir uma carreira mais sólida e se posicionais no mercado de trabalho.

Fábio considera que o estágio e o primeiro emprego como momentos de grande importância no percurso de desenvolvimento da carreira profissional dos jovens e estudantes. “É uma oportunidade única de inserção no mundo do trabalho, aprendizagem, construção de experiências e vivência dos desafios relacionados ao campo de atuação profissional”, avalia.

Para fortalecer sua rede de contatos, vale investir na interação com profissionais da área de atuação de interesse e criando laços com professores e colegas no Ensino Superior. Outra opção é visitar eventos do segmento no mercado e estar presente em redes sociais mais profissionais, como o LinkedIn, seguindo profissionais e empresas que sejam referências na sua área.

Estudar as tendências de mercado

Atualizar-se sobre as mais recentes informações do mercado é fundamental para saber onde vale a pena investir ou sobre quais áreas de atuação mais interessam o profissional. É importante sempre pesquisar e estar à disposição para aprender mais sobre o que é valorizado no mercado. Observar as tendências da economia e da sociedade também é outra medida necessária para fazer apostas no desenvolvimento de carreira.

Com essa prática, é mais fácil prever o que os recrutadores esperam de um profissional, bem como os tipos de currículo mais valorizados no momento e as habilidades indispensáveis no desenvolvimento profissional.

Oportunidades e desafios

É importante que o candidato demonstre proatividade para encontrar o primeiro emprego no segmento em que gostaria de atuar. Para isso, é fundamental manter suas informações atualizadas no currículo e nas plataformas de vagas de trabalho.

De acordo com Fábio, infelizmente, algumas empresas possuem uma visão simplista sobre o estágio, considerando como oportunidade de mão de obra barata, se afastando do objetivo do caráter de “ato educativo escolar supervisionado pela instituição de ensino, desde que desenvolvido no ambiente de trabalho, visando à preparação do estagiário para a vida profissional futura”, conforme estabelece a Lei nº 11.788/2008, também conhecida como Lei do Estágio.

“O estágio é um dos momentos mais importantes na vida dos estudantes. Além de se constituir como a porta de entrada ao mundo do trabalho, também propicia a complementação e qualificação do processo de formação, favorecendo o aprendizado, na prática, e a aplicação dos conhecimentos construídos nos cursos em situações reais”, comenta o Supervisor de Estágios.

Os primeiros passos de uma carreira

A educação é um dos fatores que mais aumenta a empregabilidade. Uma graduação é fundamental para dar início a diversas possibilidades de carreira, desenvolver qualidades profissionais importantes para o mercado de trabalho e aprofundar o conhecimento sobre determinada área de atuação.

A princípio, é fundamental encontrar um curso com o qual a pessoa se identifique. Analisar a matriz curricular e as oportunidades de desenvolvimento de carreira que uma graduação proporciona são maneiras de escolher a profissão ideal para seguir.

“Mesmo que o seu curso não exija a realização do estágio curricular (obrigatório), vocês devem realizar o estágio extracurricular (não obrigatório). Este tipo de estágio é remunerado e pode ser realizado desde primeiro período do curso”, sugere Fabio.

Para receber mais dicas, é só assinar a newsletter da Unyleya.

 Fabio Maia de Souza – Supervisão Geral de Estágios dos cursos de graduação.

Mestre em Educação das Ciências e Saúde pela UFRJ. Graduado em Tecnologia da Informação e Licenciado. Especialista em Educação a Distância e Tecnologia Educacional. Atuou por mais de 25 anos como professor na Educação Superior e na Educação Básica. Atualmente leciona em cursos de graduação presencial e a distância. Na Unyleya, é responsável pela supervisão acadêmica dos estágios dos cursos de graduação e professor tutor das disciplinas Estágio Supervisionado I e II dos cursos de formação de professores e da disciplina TICs aplicadas às Informações dos cursos da área de Gestão e Negócios.

Sobre a Unyleya

 Fundada em 2006, a Unyleya é uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil. Com mais de 15 anos de uma história pautada por inovação em tecnologia educacional, a instituição conta atualmente com mais de 300 mil estudantes — o que a torna a maior do país em número de alunos, 26 cursos de Graduação e mais de 1.800 de Pós-Graduação em 50 diferentes áreas do conhecimento.

A Unyleya tem mais de três mil colaboradores e unidades físicas em todo o país, com destaque para a sede acadêmica no Rio de Janeiro e a administrativa em Brasília. Mesmo com as unidades físicas, a Instituição de Ensino consolida seu modelo na Educação 100% Digital. Com metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e nas principais tendências do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação a Distância no Brasil.

  

Comentários