Programa Pé-de-Meia fecha 2024 com resultados positivos
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O programa Pé-de-Meia, do governo federal, lançado no início de 2024, fechou o ano com quase 4 milhões de estudantes beneficiados. Pelo programa, no total, ao longo de todo o ensino médio, cada estudante de escola pública pode receber até R$ 9.200 como incentivo financeiro e educacional para concluir os estudos.
É para conter os problemas de evasão escolar e repetência no ensino médio que o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 12,5 bilhões em incentivo para que os estudantes concluam esta etapa educacional, por meio do programa. O Pé-de-Meia é atualmente a maior política de combate à desigualdade social do país, depois do Bolsa Família.
De acordo com informações do Censo Escolar de 2023, mais de 7,7 milhões de matrículas foram feitas no ensino médio. Esta etapa concentra a maior quantidade de estudantes que repetem de ano e é também nela que acontece a evasão escolar de cerca de 6% dos estudantes brasileiros. Os que deixam a escola declaram que o principal motivo para o afastamento da escola é a necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas da família.
Em 2024, os estados com maior número de estudantes beneficiados pelo Pé-de-Meia foram São Paulo, com 538 milhões de jovens inscritos, Bahia com 410 milhões, Minas Gerais, com 351 milhões e o Ceará, com 285 milhões de estudantes.
Para participar do Pé-de-Meia, o estudante deve pertencer a uma família inscrita no CadÚnico. Cada família com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família está em condições de se inscrever.
Reportagem, Max Gonçalves.
Agência Voz