Stock Car: Velopark colocará freios à prova em etapa dupla

© 2022 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Stock Car 2019 – 8ª etapa – Velopark

© 2022 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Stock Car 2019

Pista mais curta de todo o calendário exige frenagens intensas ao final de suas duas retas e gera altas temperaturas no conjunto de discos e pastilhas. Categoria retorna ao circuito de Nova Santa Rita (RS) após ausência de duas temporadas para a realização das etapas de número cinco e seis

Os motores da Stock Car voltam a roncar alto no próximo final de semana no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). E vão roncar em dose dupla. O quinto encontro de 2022 será válido pela quinta e sexta etapas, totalizando quatro corridas da principal categoria do automobilismo brasileiro – duas no sábado (2) e duas no domingo (3).

O autódromo localizado a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre foi inaugurado em 2008, e recebeu a Stock Car pela primeira vez em 2010, com vitória de Ricardo Maurício. É o menor traçado do calendário, com apenas 2.278 metros. O autódromo retorna ao calendário depois de duas temporadas de ausência, e será a primeira vez que a nova geração dos Stock Car atuais, que entraram na pista pela primeira vez em 2020, correrá no circuito gaúcho.

As características do traçado não permitem aos carros alcançarem velocidades como as registradas por exemplo no circuito do Galeão, no Rio de Janeiro, onde os Stock Cars atingiram até 270 km/h durante a terceira etapa. Por ser mais curto, no Velopark os carros não devem passar dos 220 km/h.

Apesar de uma baixa velocidade média na volta (cerca de 145 km/h), os freios são bastante exigidos. O nível de demanda, em uma escala de 1 a 5 (da menor para a maior exigência) é 4 segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax, que fornecem, respectivamente, as pastilhas e discos de freio da categoria. Isso porque o circuito tem duas retas que terminam em curvas de baixa velocidade. Na primeira curva do traçado, por exemplo, os carros reduzem de 215 km/h para cerca de 95 km/h em 140 metros, em uma freada de três segundos que gera 1,6 G de desaceleração. A curva 6, ao final da reta oposta, exige que os pilotos reduzam de 215 para 75 km/h em 155 metros e quatro segundos.

Isso, além do tamanho reduzido do circuito (2.278 metros e uma volta na casa de 55 segundos) e o fato de os carros andarem bem próximos uns dos outros e também dos muros, tornam o Velopark uma pista altamente exigente com os freios. De acordo com estimativas da Fras-le e da Fremax, as temperaturas médias do conjunto devem ser superiores às dos circuitos mais tradicionais. Os discos da Fremax são projetados para suportar até 720ºC sem afetar durabilidade, segurança e eficiência, enquanto as pastilhas de freio Fras-le podem resistir a temperaturas superiores a 840ºC.

As duas etapas do fim de semana marcam o final da primeira metade da temporada 2022 e prometem mexer bastante com a classificação do campeonato. Na etapa anterior, no Velocitta em Mogi Guaçu (SP), Gabriel Casagrande iniciou o fim de semana um ponto atrás do líder Daniel Serra. Agora, no Sul, a situação se inverte: é Casagrande quem lidera com um ponto de vantagem sobre Serra.

Há outros pilotos de olho na liderança da tabela, especialmente com 112 pontos em jogo no final de semana – cada etapa tem um máximo de 56 pontos pelas vitórias nas duas corridas (30 da primeira e 24 da segunda) mais dois pontos da pole position. Rubens Barrichello é o terceiro colocado com 102 pontos seguido por Bruno Baptista com 84, Gaetano di Mauro com 82, Thiago Camilo com 78, Ricardo Maurício com 74, Ricardo Zonta com 67, Guilherme Salas com 66 e o gaúcho Cesar Ramos fechando os dez maiores pontuadores do momento com 65 pontos.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“O Velopark é uma pista que, apesar de curta, é uma das que mais exige dos freios. São duas freadas muito fortes, principalmente a do final da reta oposta, na qual chegamos em quinta marcha e reduzimos para segunda, às vezes primeira marcha. E como usamos muito as zebras da pista, temos de estar sempre atentos a ter um freio eficiente para que não ocorra o afastamento entre as pastilhas e o disco por causa do excesso de vibração causado pelas zebras. Serão corridas duras, e quem tiver o melhor equilíbrio de freios vai obter vantagem”.
(Cesar Ramos, Ipiranga A-Mattheis, Toyota Corolla #30)

A pista do Velopark na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“É uma pista curta, com duas retas – uma delas com 900 metros de extensão – que demandam fortes frenagens para as curvas seguintes. Isso exige bastante dos freios, e especialmente das temperaturas dos discos e pastilhas por causa do tamanho reduzido do traçado. São freadas intensas e os carros andam muito juntos, o que também dificulta o resfriamento do conjunto. O Velopark é um circuito desafiador, curto e travado, e também muito fechado nas laterais. Então as temperaturas de discos e pastilhas ficam um pouco acima da média por estes fatores. Neste tipo de pista o desgaste dos freios e pneus costuma ser mais elevado”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Calendário Stock Car Pro Series 2022
Etapas 5 e 6 – 03/07 – Velopark (Nova Santa Rita, RS)
Etapa 7 – 31/07 – Interlagos
Etapa 8 – 04/09 – Local a definir
Etapa 9 – 25/09 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapas 10 e 11 – 23/10 – Goiânia
Etapa 12 – 20/11 – Brasília – Super Final BRB

5ª e 6ª Etapas – Stock Car Pro Series 2022
NOVA SANTA RITA (RS)
VELOPARK
Extensão:
 2.278 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 11 (7 à esquerda e 4 à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 2
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 2008
Previsão climática: Mínima de 12ºC e Máxima de 22ºC, com 71% de chances de chuva no sábado e 63% no domingo, de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2019: Daniel Serra (etapa 1, Corrida 500 da história da Stock Car), Felipe Fraga e Rubens Barrichello (etapa 8)

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 1 de julho
09h00 – Stock Car Pro Series – Shakedown
12h00 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 1º Grupo
12h40 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 2º Grupo
15h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
16h05 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
Sábado, 2 de julho
08h30 – Stock Car Pro Series – Warmup
09h15 – Stock Car Pro Series – Classificação 5ª etapa
14h10 – Stock Car Pro Series – Largada Corrida 1 – 5ª etapa
14h50 – Stock Car Pro Series – Largada Corrida 2 – 5ª etapa
Domingo, 3 de julho
09h00 – Stock Car Pro Series – Warmup
09h45 – Stock Car Pro Series – Classificação 6ª etapa
14h10 – Stock Car Pro Series – Largada Corrida 1 – 5ª etapa
14h50 – Stock Car Pro Series – Largada Corrida 2 – 5ª etapa

Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@nakata.com.br

 

Comentários