9 receitas caseiras e nutritivas para as festas juninas

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina pratos fáceis de preparar

 

Em junho, a temporada de festas desperta o paladar. As comidas típicas são o foco das atenções e, para deixar o cardápio nutritivo, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica sobre os principais ingredientes dos pratos da época e ensina receitas fáceis de preparar em casa que vão deixar a festa ainda mais gostosa. “As preparações consumidas nas festas juninas envolvem itens variados que podem ser bastante nutritivos”, diz Renata.

 

 

Canjica

É uma preparação originária do Brasil, típica de festas juninas e que combina muito bem com o inverno. É rica em calorias e carboidratos e também nos fornece fibras, alguns minerais como cálcio, zinco e fósforo, além de vitaminas do complexo B.

 

Canjica saudável

Canjica saudável

250g de canjica branca

50g de coco ralado

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde

200ml de leite de coco

400ml de água

750ml de leite semidesnatado

4 ramos de canela

Canela em pó a gosto

1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho por algumas horas. Coloque os grãos em uma panela de pressão com o leite, a água, a biomassa de banana verde e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Quando o conteúdo da panela estiver frio, acrescente o coco ralado, o leite de coco, a canela e a pitada de sal. Mexa tudo e leve novamente ao fogo, desta vez sem pressão. Assim que a mistura ficar bem cremosa, tire do fogo, coloque em uma travessa e polvilhe canela em pó.

 

Canjica salgada

Canjica salgada

1 cebola picada

2 dentes de alho ralados

1 pote de 200g de queijo cremoso

1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado

900g de milho de canjica cozido

Azeite de oliva

 

Modo de preparo:

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Diminua o fogo e acrescente o queijo cremoso e cozinhe, em fogo baixo, até ele derreter e formar um molho de queijo. Retire do fogo e misture bem com o queijo parmesão e o milho de canjica cozido. Passe para um refratário untado e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.

 

Milho

O milho é um alimento rico em fibras a açúcares, além de minerais, como ferro, que previne anemias, fósforo, que beneficia a saúde óssea, potássio, que previne cãibras e ajuda na regulação da pressão arterial e na contração muscular, e zinco, que tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

 

Curau simples

Curau simples

4 espigas de milho

500ml de leite integral

1 xícara de chá de açúcar

Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo:

Rale as espigas e bata o milho no liquidificador com o leite. Passe o conteúdo pela peneira até que fique bem coado. Leve ao fogo e acrescente o açúcar. Mexa bem até que se forme um creme consistente. Coloque em taças e polvilhe canela.

 

Pamonha de assadeira

Pamonha de assadeira

4 espigas de milho grandes

1 xícara de chá de leite

1 xícara de chá de açúcar

3 colheres de sopa bem cheias de queijo ralado

 

Modo de preparo:

Rale o milho e bata no liquidificador com os demais ingredientes até desmanchar os grãos. Unte uma forma média de anel com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque a massa, cubra com papel alumínio e leve ao forno brando por 30 minutos ou até que a massa fique cozida (teste do palito).

 

Arroz

Rico em carboidratos, o arroz é um prato muito tradicional, que historicamente tem um papel fundamental no estado nutricional do brasileiro. A versão integral possui uma concentração maior de nutrientes como fibras e vitaminas do complexo B, que ajuda na manutenção da saúde do sistema nervoso central. A versão refinada também é fonte desses nutrientes, mas em menor quantidade.

 

Arroz doce com coco

Arroz doce com coco

2 xícaras de chá de arroz

800ml de leite integral

2 xícaras de chá de açúcar

100g de coco seco ralado

2 colheres de sopa de cravo-da-índia

Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo:

Cozinhe bem o arroz. Adicione o leite, os cravos e o açúcar, e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Acrescente o coco ralado e mexa bem. Se quiser uma preparação mais consistente, deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Coloque em um refratário ou em taças individuais e polvilhe canela em pó a gosto.

 

 

Amendoim

Rico em gorduras boas e fibras, é um alimento de alto teor energético, que ajuda no aporte de vitaminas de complexo B, além de vitamina E, que age como antioxidante.

 

Paçoca funcional

Paçoca funcional

1 xícara de chá de amendoim

3 colheres de sopa de aveia fina

1 colher de chá de canela em pó

5 colheres de sopa de mel

 

Modo de preparo:

Torre o amendoim. Em seguida, leve ao liquidificador e adicione o mel. Bata na potência baixa até que se transforme em uma pasta. Misture a pasta com a aveia e canela e modele em formato de paçoca.

 

Pé de moleque

Pé de moleque

2 colheres de sopa de açúcar (preferir mascavo)

1 colher de sopa de água

1 colher de sopa de mel

1 xícara de chá de amendoim torrado

1 pitada de canela

Manteiga para untar

 

Modo de preparo:

Cozinhe, em fogo baixo, o açúcar e a água. Mexa até dar ponto de “fio”. Acrescente o mel, o amendoim e a canela. Misture tudo, coloque em uma forma pequena untada com manteiga, aperte bem. Deixe esfriar, corte e sirva.

 

Pinhão

Também rico em gorduras boas e fibras, porém menos calórico que o amendoim, o pinhão é uma excelente fonte de vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes.

 

Bombom de pinhão

Bombom de pinhão

150g de pinhão

100g de chocolate amargo (70% cacau)

 

Modo de preparo:

Cozinhe o pinhão na panela de pressão até ficar bem macio (cerca de 30 minutos). Deixe esfriar e descasque um a um. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Passe os pinhões descascados no chocolate derretido e leve ao freezer por 10 minutos.

 

Farofa de pinhão

Farofa de pinhão

1 ½ xícara de chá de pinhões cozidos, descascados e picados

1 xícara de chá de farinha de mandioca

1 xícara de chá de cenoura ralada

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola picadinha

Sal, cheiro verde e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente os demais ingredientes e mexa bem. Deixe o cheiro verde por último.

 

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

 

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

 

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.