Dignity Gold GT Sprint Race: peso ‘extra’ estabelece mais um desafio aos líderes
Competição está em sua 11ª temporada e terá sua segunda etapa no dia 03 de abril, no autódromo paulista de Mogi Guaçu
O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, distante 170 quilômetros de São Paulo, será palco da segunda etapa da Dignity Gold GT Sprint Race e as duas corridas marcadas para o domingo, dia 03 de abril, vão gerar uma enorme expectativa, pois o lastro de sucesso (peso extra) aos líderes na tabela de classificação das categorias PRO, AM e PROAM.
O desafio do lastro faz parte do regulamento de todas as edições do campeonato, permanecerá em todas as etapas da 11ª temporada. A proporção seguirá com 30 kg ao primeiro colocado, 25 kg ao segundo e 20 kg ao terceiro.
O lastro será um fator extra para Walter e Giovani, por estarem empatados com 45 pontos, ambos levarão 30 kg. “O lastro do sucesso, que os líderes do campeonato levam, dá a chance para os outros pilotos aproximarem e esquentarem a competição. No Velocitta faz mais diferença ainda, já que é um traçado que tem várias subidas”, destaca Giovani Girotto.
Para Walter, a expectativa é manter a regularidade no campeonato. “No Velocitta usando o lastro, dificulta um pouco em uma pista com tantas subidas e freadas fortes nas descidas. Importante é largar bem e manter o ritmo”, afirma o paulistano do GTSR#17.
O estreante Alexandre Kauê é o vice-líder na categoria AM após a etapa inaugural do calendário. “Minha estreia foi uma experiência ótima. Os carros estão muito bons e a equipe técnica também se mostra num nível impressionante de dedicação e paixão pelo que estão fazendo. Como estratégia, pretendo me focar nos meus próprios resultados, brigando comigo mesmo para aprimoramento pessoal. Quero um ano divertido!”, diz o curitibano.
Thiago Camilo e Raphael Teixeira (GTSR#21) são os líderes na PRO. “Vamos para a próxima etapa com o peso do lastro (30kg), por conta da posição no campeonato. O objetivo é buscar uma rápida adaptação com Raphael e fazer uma boa classificação administrando a vantagem, se possível”, menciona Camilo.
“Eu quero carregar o lastro o ano todo (risos)… É algo muito importante pra equalização, e mais disputas. Mas ainda assim, acho que conseguiremos manter a regularidade e alcançar os títulos”, complementa o goiano Raphael Teixeira.
Rafael Seibel, líder na PROAM, diz que o foco é total para o Velocitta. “É uma pista onde o lastro castiga bastante, mas que conheço super bem e tive bons resultados, como uma pole position, em 2019. A expectativa para a etapa é somar o maior número de pontos possíveis, com cautela”, conta o piloto do GTSR#79.
O estreante Brendon Zonta é o vice-líder na categoria PROAM. “É muito satisfatório sair da minha etapa de estreia em uma pista desafiadora como Santa Cruz e ainda sob chuva, conseguir ficar como vice-líder na categoria PROAM. O plano agora é focar em uma constância no Velocitta, e mesmo com o peso adicional conseguir obter bons resultados nas duas corridas e ficar mais próximo da disputa da liderança do campeonato”, ressalta o piloto de Curitiba/PR.
As nove etapas da GT Sprint Race terão transmissão ao vivo para todo o país pelo YouTube, nos canais Acelerados, no oficial do campeonato GT Sprint Race, Motorsport Brasil, e ainda pela TV, no BandSports. Durante a semana também terão exibição no programa Acelerados (Band), no Programa Na Faixa com National Sports Channel pela COM Brasil TV, em todo o país. A geração de imagens foi da MasterTV/Catve, com narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto.
A Dignity Gold GT Sprint Race é patrocinada pela Dignity Gold e Pirelli, conta apoio da Militec1, TecPads, Fremax, Real Radiadores e Graxa.
Classificação do campeonato, após primeira etapa (duas corridas):
PRO
1) #21 Thiago Camilo/Raphael Teixeira, 45 pontos
2) #77 Ricardo Sperafico/ Pedro Costa, 33
3) #13 Rafael Dias, 32
4) #82 Gerson Campos, 28
5) #19 Luciano Zangirolami/Sérgio Ramalho, 26
6) #01 Marcelo Henriques/Alex Seid, 20
7) #37 Ayrton Chorne, 18
8) #87 Rodrigo Sperafico/Jorge Martelli, 16
9) #12 Edgar Bueno Neto, 8
AM
1) #17 Walter Lester, 45 pontos
2) #72 Giovani Girotto, 45
3) #08 Alexandre Kauê, 28
4) #78 Leo Yoshii, 16
5) #31 Roberto Possas, 14
PROAM
1) #79 Rafael Seibel, 39 pontos
2) #56 Brendon Zonta, 32
3) #18 Dudu Trindade, 25
4) #54 Diogo Moscato, 20
5) #61 Antonio Junqueira, 16
6) #10 Adalberto Baptista, 10
7) #16 Lucas Mendes/Marco Garcia, 8
–
Calendário GT Sprint Race 2022:
Etapa 1 – 13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 3 de abril – Velocitta – Mogi Guaçu/SP
Etapa 3 – 1º de maio – Interlagos – São Paulo/SP – #SuperPole
Etapa 4 – 5 de junho – Goiânia/GO – #SpecialEdition
Etapa 5 – 9 de julho – Londrina/PR – #NightChallenge
Etapa 6 – 21 de agosto – Interlagos – São Paulo/SP – #SpecialEdition
Etapa 7 – 18 de setembro – Tarumã, Viamão/RS
Etapa 8 – 6 de novembro – Brasília/DF – #SpecialEdition
Etapa 9 – 11 de dezembro – Londrina/PR – #MatchPoint