Vereadores aprovam projeto para que idosos e pessoas com deficiência agendem consultas médicas por telefone
Se for sancionado pelo prefeito municipal de Amparo, o Projeto de Lei n° 14/2022 permitirá a idosos e pessoas com deficiência o agendamento por telefone de consultas médicas nas unidades de saúde do município.
Por unanimidade dos vereadores, o projeto de autoria do vereador Farlin Conrado (MDB) foi aprovado na sessão ordinária do dia 28 de março. “Sabemos que são pessoas com mobilidade reduzida e, com essa medida, podemos facilitar esse atendimento. Essa já é uma realidade em outros municípios e Amparo também pode oferecer. Gostaríamos que fosse para toda a população, mas no momento ainda não é viável”, declarou o vereador.
A vereadora Rosa Montini (PSDB) fez a ressalva de que a população atendida precisa se conscientizar e ir às consultas. “Constatamos todo mês que é alto o índice de pacientes que não comparecem. No AME, por exemplo, tudo é agendado e o atendimento correto, mas são muitas as pessoas que não vão”, afirma ela, que também votou favorável ao projeto.
A proposta é que o agendamento seja possível somente nas Unidades de Saúde onde o paciente já estiver previamente cadastrado. O vereador lembra que a legislação federal já contempla o atendimento preferencial a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e as com deficiência. “Só buscamos um atendimento mais confortável e sem espera nas filas para os cidadão”, finaliza Farlin.