Região de Campinas tem 450 mil eleitores em situação irregular
Veja orientações do TRE-SP para quem perdeu prazo do 1º turno e precisa regularizar a situação. Prazo para justificativa do 2º turno vai até 9 de janeiro e Justiça ainda espera 440,2 mil declarações.
A falta de justificativa para a ausência no 1º turno das eleições 2022 deixou 450,2 mil eleitores da região de Campinas (SP) em situação irregular perante a Justiça Eleitoral, segundo o Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo (TRE-SP). As estatísticas reúnem dados das 31 cidades da área de cobertura do Regional sobre quem deixou de apresentar explicações até 1º de dezembro para não ter votado em 3 de outubro. Saiba abaixo as consequências e o que fazer se você está nesta situação.
O prazo concedido para justificativa é de 60 dias após fim do pleito. Em relação às justificativas para o 2º turno, o TRE-SP aguarda até 9 de janeiro de 2023 declarações. Confira abaixo a situação da região.
Resultados do 1º turno
A Justiça Eleitoral totalizou 547,9 mil abstenções nos 31 municípios da região. Deste total, 97,6 mil realizaram as justificativas dentro do prazo estipulado, enquanto 450,2 mil deixaram de fazer.
Cidade mais populosa, Campinas teve 192,9 mil abstenções e, deste total, 35,6 mil apresentaram declarações sobre motivos para não comparecer às urnas. Por outro lado, estão em falta com esta obrigação 157,3 mil, informou o tribunal. Veja tabela com dados de cada município: