VIGILÂNCIA SANITÁRIA Órgão faz trabalho vital de fiscalização em Mogi Mirim

VS garante, entre outras coisas, a qualidade dos alimentos comercializados na cidade, além do bom funcionamento dos estabelecimentos de saúde

Um trabalho pouco conhecido da população mogimiriana, mas de vital importância para o bem-estar dos cidadãos, é desempenhado pelas equipes multidisciplinares da VS (Vigilância Sanitária), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde e que garante, entre outras coisas, a qualidade dos alimentos comercializados no Município, assim como o bom funcionamento de estabelecimentos de saúde da cidade.
Essas equipes são formadas por enfermeiros, oficiais administrativos, agentes de saúde, engenheiro de limentos, dentista, biólogo, farmacêutico e auxiliares de enfermagem. As vistorias são fundamentais para quem vai requerer ou renovar a LS (Licença Sanitária), como farmácias, laboratórios, clínicas odontológicas, médicas, veterinárias e até hospitais.
Neste caso, um dos focos principais dos profissionais da VS é os equipamentos de raio-x, ultrassom, tomógrafos ou qualquer outro equipamento que emita radiação ionizante. A fiscalização também é importante para o setor de comércio de alimentos, como bares, restaurantes, mercados, panificadoras, lanchonetes, fabricantes de alimentos, dentre outros.
Também há fiscalizações que abrangem desde fábricas a salões de cabeleireiros. A enfermeira Edvânia Patrícia de Lima Silva, coordenadora da VS, faz questão de salientar que o trabalho das equipes não é penalizar ninguém, apenas garantir que todos estejam em conformidade com a legislação vigente e dentro das normas sanitárias exigidas por lei.

AJUDAR
Ela explica que, primeiramente, é feito um levantamento dos estabelecimentos que apresentam algum tipo de problema, como a falta de documentos pertinentes ao cadastramento inicial ou a renovação da LS. Em seguida, é encaminhado um comunicado ao proprietário ou responsável, solicitando que ele providencie a documentação ou resolva as falhas apontadas em fiscalizações anteriores.
A próxima etapa é uma nova visita das equipes que, de acordo com Edvânia, seguem, rigorosamente, um roteiro de inspeção. “Quando encontramos alguma inconformidade, o dono é orientado a comparecer à VS dentro de um prazo estabelecido. Se não comparecer, será notificado”, acrescenta.
Finalizando, a VS comunica aos estabelecimentos que receberam o comunicado, que procurem o órgão, localizado à avenida Adib Chaib 1.001, na Vila São José, para regularizar possíveis pendências. “Estamos aqui para ajudar, orientar e resolver problemas, jamais para punir ou fechar estabelecimentos”, concluiu.