Atletas de Artur Nogueira marcam presença em 17º Festival Ippon de Judô

De caráter pedagógico, o evento reuniu cerca de 300 judocas e foi sediado em Presidente Prudente, neste sábado (01)

Atletas do Projeto Judô Esporte Social de Artur Nogueira participaram do 17º Festival Ippon de Judô, neste sábado (01). O evento foi promovido pela Federação Paulista de Judô, por meio da 13ª Delegacia Regional, e sediado pela Associação Prudentina de Esportes Atléticos (APEA).

O festival foi destinado a 300 judocas de 18 equipes dentre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Projeto, mantido pela Prefeitura de Artur Nogueira, participou com 30 alunos das categorias Sub13, Sub15 e Sub18.

O sensei Nelson Morimoto, idealizador do evento, destaca a importância pedagógica da iniciativa. “Nosso grande objetivo é o de oportunizar aos participantes a possibilidade de conhecer e lutar com judocas de diferentes clubes, associações e academias”, frisa.

Já o professor André Junior encara o festival como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Para ele, além de lutar com adversários de outras regiões, os atletas também tivemos o fator viagem. Assim, a longa distância possibilitou uma grande convivência entre os alunos, fato que contribui com o fortalecimento da amizade, espírito de equipe e promove a autonomia e responsabilidade de cada um.

Além dos competidores, a equipe nogueirense foi composta por cinco professores e 10 aspirantes a árbitros. “Utilizamos o evento estrategicamente para testar nossos alunos atuando como árbitros em uma iniciativa deste nível. Todos eles já atuam como árbitros de nossos eventos, mas foi a primeira experiência que atuaram fora da zona de conforto”, comenta o sensei Lucas Vieira.

O secretário de Esporte, Lazer & Juventude, Caio Rodrigues, parabeniza toda a equipe de judocas e destaca a importância dessa participação. Ele defende que eventos como esse instigam um jovem aluno a se tornar um atleta. E lembra que a preparação nos treinos, a organização da viagem, e até as lutas, são elementos importantíssimos na formação de um jovem atleta.

Por fim, o titular da pasta esportiva também pontua o fator multidisciplinar trabalhado no judô. “No mesmo evento os professores promoveram novos árbitros, possibilitaram a estreia de novos alunos em competição e fortaleceram os competidores graduados com novas experiências. Parabéns a todos”, conclui.