Evento do Avança Campinas debate as mudanças tributárias no País
O secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, falou sobre o tema para empresários e convidados
O secretário de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado, participou nesta terça-feira, 15 de agosto, de um evento promovido pelo grupo Avança Campinas. O encontrou teve como tema principal as mudanças que acontecerão no País com a Reforma Tributária, em discussão no Senado.
Caiado explicou os principais tópicos da PEC 45, que traz mudanças significativas na tributação dos impostos nacional, estadual e municipal, e que já foi aprovada na Câmara dos Deputados.
Segundo ele, a transição do sistema atual para o que está sendo proposto vai demandar uma adaptação dos empresários e municípios. “Haverá um prazo de 8 anos para a implantação total das novas alíquotas, de 2026 até 2033, que será um período de difícil adaptação tanto para empresários como para os municípios que vão sofrer fortes mudanças na arrecadação fiscal”, avalia o secretário de finanças.
Durante a palestra, com cerca de 50 convidados, o secretário debateu os prós e contras da PEC 45 e os impactos que trará para Campinas, além de responder as dúvidas dos convidados.
Para Camila Dias, presidente do Avança Campinas, a palestra esclareceu importantes dúvidas dos empresários. “É um tema complexo e que afeta diretamente toda a economia da classe empresarial além da dinâmica econômica das cidades. Entender os detalhes da reforma tributária que está sendo proposta é fundamental para o planejamento de investimentos para os próximos anos”, conclui Camila.
ISSQN em Campinas
O imposto sobre serviços em Campinas é a principal fonte de recursos do município e representa cerca de 20% do orçamento.
Neste ano, a previsão é que a Prefeitura arrecade entre R$ 1,7 e R$ 1,8 bilhão com o ISS.