Conferência Municipal da Juventude  de Mogi Mirim acontece no próximo dia 26

Evento será no Centro Cultura, onde ocorrerão discussões de temas fundamentais para os jovens

No próximo dia 26, no Centro Cultural de Mogi Mirim, vai ser realizada a “Conferência Municipal da Juventude” que, este ano, terá como tema “Reconstruir no presente, o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver” e ficará a cargo do Comjuvemm (Conselho Municipal de Juventude de Mogi Mirim).

Para organizar o evento, na manhã de sexta-feira foi realizada uma reunião entre o presidente do Comjuvemm, Ezequiel Willian Pinheiro dos Santos, além de representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e da CCM (Casa dos Conselhos Municipais). De acordo com Maria Aparecida Rossi, coordenadora da CCM, mais de 100 jovens são esperados para este evento.

Eles formarão as mesas temáticas onde ocorrerão os debates dos 12 principais eixos proposto para esse encontro, como o direito à cidadania, à participação social, política e a representação juvenil, o direito à educação, à profissionalização, trabalho e renda, à diversidade e igualdade, o direito à saúde, à cultura, à comunicação e liberdade de expressão.

Também estarão em pauta o direito ao desporto e ao lazer, à mobilidade, à sustentabilidade e meio ambiente, à segurança pública e acesso à Justiça. Por último, os jovens irão debater o Sinajuve (Sistema Nacional da Juventude). Esta entidade tem, como objetivos primordiais, a promoção da intersetorialidade e a transversalidade das ações, projetos e programas destinados à população jovem.

Também visa estimular o intercâmbio de boas práticas que promovam os direitos previstos no estatuto da juventude, ampliação do conhecimento sobre a juventude e, por fim, incentivar a cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público e as Defensorias Públicas da União e dos Estados para a observância do Estatuto da Juventude.

DELEGADOS

Para dar subsídios à conferência, o CNJ (Conselho Nacional da Juventude) e a Secretaria Nacional da Juventude propõem a leitura do atlas da juventude, os balanços das três primeiras conferências nacionais, o estatuto da juventude, plano nacional da juventude meio ambiente, políticas públicas federais da juventude, dentre outras obras disponíveis online.

Ezequiel comentou que durante a conferência municipal também serão escolhidos os representantes (delegados) de Mogi Mirim que irão participar da Conferência Estadual que irão levar as principais deliberações escolhidas pelas mesas temáticas para serem apresentadas neste encontro.

Ainda durante a reunião, também ficou definido que o cadastramento dos participantes acontece das 7h30 às 8h00 e que o gerente administrativo da Secretaria de Saúde, Pedro José Gonçalves, o Pedrinho, fará uma palestra de abertura para os jovens presentes no Centro Cultural. Também antes da formação das mesas temáticas, será oferecido um café da manhã aos participantes.