PREFEITURA APRESENTA NOVA GESTÃO DA VILA DIGNIDADE
A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Assistência Social, apresentou na tarde desta terça-feira (19) a nova gestora da Vila Dignidade. Por meio de um chamamento público, a OSC (Organização da Sociedade Civil) “Avante Social” assumiu em novembro a coordenação e a gestão do serviço de acolhimento para o público da terceira idade, que era exercida pela pasta municipal da Assistência Social. O ato aconteceu no salão de festas da Vila Dignidade, localizada no Murayama II, Zona Norte da cidade.
Participaram da apresentação da nova gestão o prefeito Paulo Silva; a secretária de Assistência Social Cristina Puls; representantes da Avante Social e dos conselhos municipais de Assistência Social, do Idoso e da Mulher; o secretário de Governo Massao Hito; a secretária de Relações Institucionais Maria Helena Scudeler de Barros; servidores municipais; e moradores da Vila Dignidade.
Cristina Puls destacou que o objetivo com a nova gestão é promover melhorias e atividades para os idosos, e fazer o acompanhamento no período de residencia. Dentre essas melhorias, a secretária adiantou que será feita a reforma da casa 22, abertura de um novo portão e manutenção da rede elétrica da área externa do espaço.
O Executivo Regional de São Paulo da Avante, Paulo Henrique Regis, agradeceu a confiança depositada no trabalho da organização e garante que será entregue o melhor para os residentes. Por fim, o prefeito Paulo Silva destacou a importância do programa e que é um exemplo para oferecer dignidade aos idosos. Depois da cerimônia, os presentes foram conhecer as dependências da Vila Dignidade.
CRIAÇÃO
O programa Vila Dignidade foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Habitação, da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e prefeituras paulistas, visando garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda.
Inaugurada em maio de 2014, a Vila Dignidade “Dona Mery Kallas Ajub” de Mogi Mirim possui em seu complexo 24 casas projetadas segundo conceito do Desenho Universal. As moradias, possuem 44 metros quadrados, e contam como a estrutura necessária para abrigar os idosos, com dormitório, banheiro adaptado, cozinha, área de serviço e área externa nos fundos para jardim ou horta.
A Vila conta ainda com área para ginástica, formada por diversos aparelhos e um salão de festas. Hoje, o local abriga 23 moradores, com 60 anos ou mais e renda mensal de até dois salários mínimos.