Novas conselheiras tutelares são empossadas em Itapira
A sala de reuniões da Prefeitura abrigou nesta quarta-feira, 10, a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Itapira para a gestão 2024/2028. As cinco mulheres titulares (e também as suplentes) foram eleitas no pleito realizado no dia 1° de outubro de 2023 e depois disso participaram de formação específica para atuar no cargo.
Jéssica Paula Almeida Euzébio, Dalila Aparecida Grahl Freires, Márcia Cristina Centofante, Edna Valéria Marcatti Marques e Eliana de Paula e Silva Viola assinaram o termo de posse e iniciam o trabalho no órgão que, junto com a rede de proteção do município, atua no atendimento de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O vice-prefeito em exercício Mário da Fonseca falou da importância do processo democrático de eleição dos conselheiros e da função a ser exercida pelas eleitas. “Vocês irão lidar com crianças e adolescentes que estão sendo negligenciadas e sofreram algum tipo de violência. E nada pior que isso, porque muitas vezes logo no início de sua formação elas já têm sua vida prejudicada por essa situação. E vocês, conselheiros são as pessoas que vão lidar com isso evitar ou minorar os efeitos dessa negligência ou violência”, discursou. Ele também salientou o apoio de toda a Administração Municipal, através de suas secretarias, para o bom desenvolvimento do Conselho Tutelar de Itapira. “Quero não apenas dar as boas vindas, mas também reafirmar que a Prefeitura de Itapira estará sempre de portas abertas para todo o respaldo que precisarem para desenvolver essa função de forma plena”, completou.
A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Beatriz Brandão, também deu boas vindas às novas conselheiras. “A gente sabe que não é um trabalho fácil. Vocês não vão lidar com situações fáceis porque se chega ao Conselho Tutelar é porque já houve uma negligência ou uma violência. Que vocês tenham força para lidar com tudo que aparecer e quero ressaltar que o CMDCA estará sempre com vocês”, declarou. Ela também fez questão de agradecer à comissão organizadora da eleição. “Juntos, vocês fizeram um trabalho muito ético e profissional e que sabemos que demandou muito esforço em cada etapa. E aqui quero exaltar essa atuação de vocês”.
O mandato das cinco mais votadas começa hoje, dia 10 de janeiro de 2024, e segue até o dia 09 de janeiro de 2028. Em caso de afastamentos ou férias das titulares, os suplentes serão convocados para assumirem as funções.