Instituto Efatá de Jaguariúna promove ação social impactante, atendendo mais de mil pessoas em evento do último final de semana
Pastor Nelson Coloca a Visão e Significado por Trás das Iniciativas Solidárias
No último final de semana, o Instituto Efatá de Jaguariúna promoveu uma ação social de grande magnitude, atendendo mais de mil pessoas em diversas áreas de assistência. Com um time de 190 voluntários dedicados, incluindo 155 da PIBJ/Instituto Efatá e 35 do Projeto Servir, o evento foi uma demonstração tangível do compromisso da comunidade em fazer a diferença na vida daqueles que mais necessitam.
Entre os serviços oferecidos, destacaram-se:
Brechó: 202 atendimentos
Veterinários: 10 atendimentos
Oftalmologista: 120 atendimentos
Massoterapeuta:102 atendimentos
Beleza: 248 atendimentos
Projeto Servir: 288 atendimentos (Médicos, Dentistas, Hipnoterapeutas e Pisicólogos)
Crianças: 200 atendimentos (contação de histórias, brincadeiras e atividades)
Entrevista com o Pastor Nelson, líder da Primeira Igreja Batista em Jaguariúna e responsável pelo Instituto Efatá:
Qual é o significado e a importância dessas ações solidárias voltadas à população em relação ao seu ministério e à missão da igreja?
Resposta: “É 100% importante e significativo, a nossa visão é ‘sermos uma igreja bíblica, relevante e transformadora aonde estivermos’. O Instituto Efatá também tem a visão de ‘transformar realidades carentes através do amor em ação coerente para dar dignidade e objetivos sustentáveis’. Entendemos que nossa missão vai além do que é ‘espiritual’. Jesus Cristo tocou pessoas, acessou seus sentidos, suas emoções, curou, deu valor e trouxe dignidade a elas através de uma Palavra transformadora e atos de bondade. Entendemos que esta é nossa missão ainda hoje. Este sonho de realizar um evento social grande já acompanhava a mim, minha esposa Celina e a liderança a anos, e durante a Pandemia, nossa igreja conseguiu, apesar de toda a dificuldade vivida, fazer ações relevantes como o Pão Amigo, Máscara Amiga e com ações para agradecer os nossos profissionais da saúde e dos serviços essenciais, além da distribuição de mais de 500 cestas básicas no período e ajudar outras instituições. Em 2021 conhecemos o Projeto Servir, e em março de 2022 fizemos nosso primeiro ‘Projeto + Vida’, atendendo 700 pessoas, e em 2023 foram 1150 pessoas, e temos procurado levar este evento à Excelência, assim de maneira significativa atingindo nosso público-alvo, que são os atendimentos, mas também nossos voluntários de fora e da igreja, outras empresas, igrejas e a nossa população que pode ver uma Comunidade de Fé fazendo de maneira pró-ativa um serviço que traz tanta alegria, satisfação e amor a tantos!”
2. Como o Senhor avalia o impacto deste evento na comunidade de Jaguariúna e qual é a sua percepção sobre como iniciativas como essa podem contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças e famílias envolvidas?
Resposta: “O impacto é muito positivo, como disse, nas pessoas que recebem o atendimento, nos nossos voluntários e na cidade e região. Entendemos que famílias que são beneficiadas com estas iniciativas, podem receber alento, serem cuidadas e incentivadas a também fazer o mesmo de alguma maneira, por isso também valorizamos a conversa com todos que recebemos, mostrando assim que o nosso Instituto Efatá e a PIBJ, tem um interesse real nas vidas e se apresenta como um local onde tantos poderem recorrer e se envolver com nossas iniciativas, seja internamente, ou mesmo outras comunidades aprendendo conosco, assim Jaguaríuna pode receber algo complementar a iniciativa pública. Em 2022 e 2023 ajudamos uma outra igreja na cidade de Gália/SP numa ação muito parecida, onde levamos a nossa estrutura e com a parceria com o Projeto Servir e da Igreja Batista Vida Plena – atendemos 10% da população daquela cidade. Sem dúvida ações como esta servem para marcar indivíduos, suas famílias, seus filhos e deixar um legado para nossa sociedade!
Nossa igreja está na Avenida Antônio Pinto Catão, 600, Parque dos Ipês.
Este evento não apenas ofereceu assistência imediata às necessidades da comunidade, mas também promoveu um ambiente de cuidado, amor e solidariedade.