GM detém dois suspeitos em operação contra comércio ilegal de cobre e fios de telefonia
Sete locais foram vistoriados, 285 kg de cobre foram apreendidos, além de uma máquina de descascar fio de cobre, utilizada para descaracterizar a identificação
Uma operação da Guarda Municipal de Campinas realizada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, resultou na apreensão de 285 kg de cobre e na detenção de dois suspeitos por comércio ilegal de fios de telefonia. A ação ocorreu no Centro e nos bairros Jardim São Gabriel, São Fernando, Jardim Amazonas e Jardim Tupi, em parceria com operadoras de telefonia e baseada em estatísticas criminais e prisões anteriores.
Durante a operação, sete locais foram vistoriados. Dois imóveis funcionavam como pontos de comércio irregular de fios pertencentes à empresa Vivo. Também foi apreendida uma máquina de descascar fios, usada para descaracterizar o material e dificultar a identificação da origem ilícita. A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Campinas.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi, esta foi a oitava grande operação destinada a combater o furto e a receptação de fios de cobre. “Nosso objetivo é combater pequenos furtos em estabelecimentos comerciais, residências e espaços públicos, como praças e semáforos. Para isso, precisamos focar nos receptadores. Se não há quem compre, não há motivo para furtar”, explicou.
Biggi destacou que ações como esta são frequentes no município e têm como base dados e prisões anteriores de indivíduos flagrados furtando fios.