Palestra marca abertura da Campanha Outubro Rosa
Uma palestra sobre Sexualidade e Câncer de Mama proferida ontem à noite pelo médico Newton Santana na Associação Comercial e Empresarial de Itapira marcou a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2016. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Associação Pétalas de Rosas, o movimento tem por objetivo conscientizar sobre a importância das ações de prevenção contra o Câncer de Mama, que é o mais comum entre as mulheres no Brasil.
O evento contou com a participação de membros da Associação Pétalas de Rosas, representadas no discurso da presidente Vanda da Silveira
Moraes Soriani, além da enfermeira Vera Vômero, do médico mastologista Paulo José Coloço de Mello Sartori, do prefeito José Natalino Paganini e da primeira-dama Sônia Paganini.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), em 2013 foram registradas 14.388 mortes em decorrência da doença, sendo 181 homens e 14.206 mulheres. A estimativa do instituto é que em 2016 surjam 57.960 novos casos em todo o país.
O autoexame é uma das principais maneiras de detectar o surgimento da doença e a mulher deve ficar atenta a qualquer alteração, como caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor, pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A mamografia é capaz de mostrar alterações suspeitas antes mesmo de o tumor ser palpável. Entretanto, a confirmação do câncer de mama só é feita pelo exame histopatológico (análise no laboratório de uma pequena parte retirada da lesão por meio de biópsia). A recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, mesmo sem terem notado alterações nas mamas. Mulheres que tenham histórico de câncer na família devem conversar com o médico para avaliar seu risco e decidir a conduta a seguir.
Matéria: Prefeitura de Itapira