Advogado orienta sobre precauções para compras online no Dia dos Namorados

 

São Paulo, 6 de junho de 2023 – Com a chegada do Dia dos Namorados, celebrado na próxima segunda-feira (12 de junho), o comércio eletrônico no Brasil se prepara para uma alta demanda de compras online. De acordo com análise feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões só em 2023. Nesse contexto, é fundamental que os consumidores estejam cientes dos cuidados que devem tomar no âmbito do direito ao realizar compras pela internet.
O advogado e coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Cristiano Magalhães, destaca algumas orientações importantes para os consumidores brasileiros. Segundo o docente, é essencial que os compradores estejam atentos à segurança cibernética. “Verificar se o site possui certificados de segurança, como o ‘https’, e se a loja online possui uma política de privacidade clara e transparente são passos fundamentais para proteger os dados pessoais e financeiros dos consumidores”, afirma o advogado.
Além disso, o especialista ressalta a importância de ler atentamente os termos de uso, as políticas de troca e devolução dos produtos. “É fundamental que os consumidores conheçam seus direitos no e-commerce, como o direito de arrependimento, que permite a devolução do produto em até 7 dias após o recebimento, sem necessidade de justificativa”, acrescenta Magalhães.
Os consumidores brasileiros devem estar atentos aos seus direitos e às práticas seguras, especialmente durante o período do Dia dos Namorados. Ao seguir orientações básicas e tomando os cuidados necessários, os clientes poderão desfrutar de uma experiência de compra online satisfatória e segura.
Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

 

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.