Aeroporto Internacional de Viracopos tem atraso em voo após anúncio de greve de aeronautas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou um atraso em voo na manhã desta segunda-feira (19) após a categoria de aeronautas anunciar greve por melhores salários e condições de trabalho. Impactos também foram percebidos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em SP.

A partida da companhia aérea Gol em Campinas tinha como destino Brasília (DF) às 6h10 e só decolou às 8h11. A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, registrou muita movimentação no aeroporto nesta manhã.

“Nós estamos com toda a categoria aqui operando, trabalhando. Somente os voos que estão decolando entre 6h e 8h estão sendo atrasados, e isso deve acontecer sucessivamente até que se chegue a algum acordo”, disse o diretor jurídico do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Diego Barrionuevo.

O Regional entrou em contato com a Gol para saber sobre os reflexos da partida atrasada, mas não houve retorno. A empresa informou apenas que, “caso haja algum impacto na operação, a Gol não medirá esforços para tratar as contingências, atendendo bem seus clientes e os mantendo informados pelos canais oficiais da companhia.”

Segundo Viracopos, não houve cancelamentos por conta da paralisação.

Voo da Gol atrasado em Viracopos em dia de greve de aeronautas,em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Voo da Gol atrasado em Viracopos em dia de greve de aeronautas,em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

A Azul Linhas Aéreas, que opera a maior parte dos voos em Campinas, disse que não vai se posicionar a respeito, mas Viracopos informou que não houve reflexos em voos desta companhia.

A paralisação dos aeronautas – que engloba os funcionários que atuam dentro das aeronaves, como pilotos, copilotos, comissários de bordo, mecânico, navegador e radioperador – vai ocorrer diariamente entre 6h e 8h, segundo sindicato da categoria.

Além dos terminais paulistas, há reflexos também no Rio de Janeiro, nos aeroportos Galeão e Santos Dumont. A previsão é afetar também Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza

Mavimentação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em dia de greve dos aeronautas — Foto: Reprodução/EPTV

Mavimentação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em dia de greve dos aeronautas — Foto: Reprodução/EPTV

Reivindicações

A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. Em votação ocorrida neste domingo (18), os profissionais não aprovaram a proposta de renovação da Convenção Coletiva

Na última sexta (16), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço no caso de greve da categoria, uma resposta à ação judicial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Fonte: G1