Artur Nogueira registra aumento nos casos de roubos e furtos

Após um período de queda nos índices criminais, Artur Nogueira registrou aumento nos casos  de roubo e furtos no 1º bimestre de 2016, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O caso mais grave é o furto de veículos que aumentou mais de 100%.

Roubo

Em 2015, nos dois primeiros meses foram roubados sete veículos, enquanto em 2016, nove carros foram roubados por bandidos na cidade. Os casos de roubo – outros, que considera todos os tipos de roubos menos o de veículos, aumentou de 13 em 2015, para 16 em 2016. A Polícia Militar considera o roubo mais perigoso porque ele atenta contra a vida da vítima.

Furto

Os furtos tiveram um aumento expressivo na cidade. Em 2015, sete carros foram furtados, já em 2016, esse número saltou para 19, mais que o dobro. Os furtos – outros foi de 71 em 2015 para 92 em 2016.

O comandante da Polícia Militar da cidade, Ten. Thacio Cardoso reconheceu o aumento nos índices. “Realmente nossa cidade experimentou um período considerável de queda nos índices criminais, mas agora estamos vivendo uma dinâmica criminal diferente, com um aumento expressivo desses números. Como precisamos sempre estar atualizados e estar à frente dessa dinâmica criminal maléfica que simplesmente se adapta ao movimento da Polícia no sentido de combater essa criminalidade, entendemos que essa análise deve ser levada em consideração ao planejarmos nosso policiamento, ou seja, a adaptação do crime ao meio,” comentou o comandante.

Ainda segundo Thacio, esse aumento no inicio do ano já era esperado. “No começo do ano, que antecede o carnaval, a tendência de aumento é esperada, sobretudo porque, em período de festas e feriados prolongados, há uma maior predisposição dos marginais em angariar recursos de maneira ilícita para aproveitarem tais feriados,” explanou.

“Estamos trabalhando com informações e direcionamento das viaturas para os locais com maior incidência criminal de roubos e furtos, inclusive remanejando as viaturas nos horários mais problemáticos de acordo com a análise detalhada dos últimos boletins de ocorrência realizada,” completou.

Ele disse também que a população é uma aliada no combate a criminalidade. “ A população é uma excelente aliada no combate ao crime, sobretudo quando denuncia anonimamente um individuo na prática de crime.Solicito que continuem a fazê-lo e se ,por acaso ,alguém for vítima desses criminosos, não deixem de realizar o boletim de ocorrência pois, nele estarão as características dos indivíduos e o modo de atuação, assim será possível redirecionarmos o policiamento,” ressalta o comandante.

O comandante da Guarda Municipal, Hélio dos Santos falou sobre o aumento. “ Esse aumento tem muito a ver com o período do ano. Muita gente viaja e tem também as ‘saidinhas’, que é quando muitos presos deixam as cadeias para visitarem as famílias e muitos não voltam e aproveitam para cometerem crimes como roubos e furtos,” analisa Hélio.

Ele lembrou que a GCM vem prendendo e atuando no combate ao crime. “ Nós prendemos diversos indivíduos que estavam envolvidos em roubos na cidade, inclusive em flagrante e temos trabalhando no combate ao tráfico de drogas, que é a porta de entrada para os outros tipos de crimes,” finalizou o comandante.

Matéria: Wagner Luan

violencia

 

Comentários