Ator Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos no Rio

Carreira

O ator Pedro Paulo Rangel na novela 'Pedra sobre Pedra', da TV Globo — Foto: Acervo Globo

O ator Pedro Paulo Rangel na novela ‘Pedra sobre Pedra’, da TV Globo — Foto: Acervo Globo

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1948, Pedro Paulo Marques Rangel era morador do Rio Comprido, na Zona Norte da cidade, quando teve o primeiro contato com o teatro, aos 11 anos. Fascinado com a descoberta, decidiu ser ator. Foi nessa época que escreveu uma peça para que pudesse atuar: “Quando os Pais Entram de Férias”.

Mais tarde, no grupo de teatro da Igreja de Santa Terezinha, conheceu o ator Marco Nanini, com quem estudaria no Conservatório Nacional de Teatro, atual Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Pedro Paulo Rangel e Glória Pires  em cena de 'Belíssima' (2015) — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Glória Pires em cena de ‘Belíssima’ (2015) — Foto: Acervo Grupo Globo

O primeiro contato de Pedro Paulo com o teatro profissional foi em 1968, na peça “Roda Viva”, de Chico Buarque, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa.

Depois de passar pela TV Tupi de São Paulo, o ator estreou na TV Globo em 1972, na novela “Bicho do Mato”. Seu primeiro personagem de sucesso foi Juca Viana, em “Gabriela”. Na novela, Pedro Paulo protagonizou o primeiro nu masculino da televisão, numa cena que mostrava o casal Juca e Chiquinha (Cidinha Millan) sendo atirado na rua, depois de ser flagrado na cama.

Destaque no humor

 

Pedro Paulo Rangel em cena de 'TV Pirata' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel em cena de ‘TV Pirata’ — Foto: Acervo Grupo Globo

Após várias peças de teatro e alguns filmes durante a década de 70 e o início dos anos 80, como “Menino do Rio” (1982), Pedro Paulo voltou a trabalhar na TV Globo.

Convidado por Jô Soares, o ator participou de esquetes no programa humorístico “Viva o Gordo” (1982). O resultado agradou e ele foi convidado para integrar o elenco da segunda temporada de “TV Pirata” (1988).

Em 1992, um novo papel marcou a carreira de Pedro Paulo Rangel, o homossexual Adamastor, de “Pedra sobre Pedra”. Em seguida, ele fez as novelas “O Mapa da Mina” (1993) e “A Indomada” (1997), além da minissérie “Engraçadinha”.

Entre outras obras do ator estão as novelas “Pedra Sobre Pedra”, “Vale Tudo”, “A Indomada”, “Saramandaia”, “O Cravo e a Rosa” e “Belíssima”, além de seriados e minisséries, como “A Muralha”, “Você Decide”, “A Diarista”, “Os Aspones” e “Sob Nova Direção”.

Pedro Paulo Rangel e Suely Franco em cena de 'O Cravo e a Rosa' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Suely Franco em cena de ‘O Cravo e a Rosa’ — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel em cena de 'A Indomada' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel em cena de ‘A Indomada’ — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Fábio Jr. em 'Pedra sobre Pedra' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Fábio Jr. em ‘Pedra sobre Pedra’ — Foto: Acervo Grupo Globo

Fonte: G1