Avião com paraquedistas faz pouso de emergência em Boituva

Acidente deixa duas vítimas, causa ainda é desconhecida

Avião com 12 pessoas fez pouso de emergência em Boituva (SP)

O acidente foi registrado por volta das 12h40. Equipes da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Prefeitura foram ao local. — Foto: Prefeitura de Boituva/ Divulgação

Uma aeronave usada para saltos de paraquedistas fez um pouso de emergência no início da tarde desta quarta-feira (11), na zona rural de Boituva, no interior de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava transportando paraquedistas e, no momento do pouso, pelo menos 12 pessoas estavam a bordo.  Já a Prefeitura de Boituva fala em 16 pessoas. A causa do acidente é desconhecida. Duas pessoas morreram e pelo menos sete foram socorridas em estado grave.

Conforme a Associação de Paraquedistas de Boituva, a aeronave decolou com atletas do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), mas teve uma pane elétrica e o piloto precisou fazer um pouso forçado. O CNP é um espaço com 99 mil metros quadrados que promove aproximadamente 20 mil lançamentos por mês. De acordo com a Prefeitura de Boituva, é o local onde mais se salta de paraquedas no mundo, entre saltos turísticos e profissionais.

A prefeitura informou que, a princípio, todas as vítimas foram socorridas ainda com vida e levadas ao Hospital Municipal São Luiz. A Polícia Militar acionou reforços de Campinas e São Paulo, inclusive com o helicóptero Águia, para ajudar no resgate. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência em Boituva.

Conforme a FAB, na ação inicial, “são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, os quais realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”. A FAB ressaltou que o objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

 

Comentários