Biblioteca Municipal promove “Roda de Leitura de Mistério” entre as crianças da Escola Municipal “Professora Maria Elisa Vicentim Pintor”

Aconteceu  a primeira “Roda de Leitura” destinada ao gênero literário mistério. A ação foi promovida pela Biblioteca Municipal João Luiz Alvarenga, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com a Secretaria de Educação, com o intuito de despertar o desejo de leitura entre as crianças. Os alunos da quarta série do Ensino Fundamental, frequentadores da EMEF “Professora Maria Elisa Vicentim Pintor”, marcaram presença no prédio da Biblioteca e se mostraram ansiosos com a novidade que os aguardava.

Disfarçadas como verdadeiros detetives, as crianças foram direcionadas à “Delegacia de Polícia Civil das Histórias” (aposento da Biblioteca), se sentaram e ouviram atentamente as regras e dicas dadas pela agente administrativa Silvia dos Santos. Na sequência, cada uma delas recebeu um número relativo às cenas de crimes fictícias, espalhadas e enumeradas entre as prateleiras de livros, todas produzidas pela equipe da Biblioteca. Fora explicado que estas cenas continham pistas importantes para a elucidação de um caso, e a recompensa final seria o encontro de um título literário que teria ligação com as evidências encontradas ao longo da investigação.

Para Silvia, a ação traz inúmeros benefícios, tanto para os alunos, quanto para a Biblioteca. “Pensamos em cada detalhe elaborado para essa ‘Roda de Leitura’. Os pequenos estavam empolgados com a ideia, o que nos motivou a produzir com muito carinho as pistas e as cenas espalhadas pelo prédio. Para nós, a presença de tantas crianças interessadas pelo mundo da leitura é algo maravilhoso. Esperamos realizar novas edições, com novas turmas e novas escolas”, concluiu.

Ao encontrar os exemplares, os alunos retornaram à “Delegacia” e receberam fichas para serem preenchidas. Os registros continham campos como “nome do detetive” (podendo ser fictício ou não), “crime cometido”, “pistas” e “observações sobre o caso”, uma verdadeira referência aos investigadores reais e seus métodos de atuação. A ideia, ali, era transformar a criança em um detetive-mirim, e incentivá-la a ler o livro todo para descobrir o desfecho da estória.

João Paulo Nascimento, Secretário de Cultura e Economia Criativa, destacou a criatividade na execução do projeto. “A cada ‘Roda de Leitura’ realizada, a Biblioteca supera as expectativas. O gênero mistério aguça a percepção das crianças, e o ambiente criado para a busca das pistas deixou a experiência ainda mais divertida para elas. Acredito que teremos resultados satisfatórios durante a troca de ideias sobre os livros lidos”, ressaltou.

O Prefeito Fábio Polidoro parabenizou a equipe e salientou a importância desse tipo de projeto para o Município. “Gostaria de enaltecer o belíssimo trabalho que o pessoal da Biblioteca Municipal João Luiz Alvarenga vem exercendo. A Biblioteca, sendo o cerne do conhecimento em nossa cidade, também é a porta de entrada para que jovens estudantes se sintam atraídos pelos livros. Implementar projetos como a ‘Roda de Leitura de Mistérios’ não somente estimula a imaginação das crianças, como também promove o incentivo à leitura e ao aprendizado”, concluiu.

Os títulos disponibilizados foram “Quem Matou o Saci?”, “Procura-se o Curupira”, “Barulho Fantasma”, “O Caso da Borboleta Atíria”, “Xerloque da Silva em: Os Ladrões da Meia-Noite” e “O Rapto do Garoto de Ouro”. As leituras serão realizadas em até vinte e um (21) dias pelos alunos participantes, com retorno programado para a discussão dos desfechos das histórias em quatro (4) de outubro.

 

Comentários