Bombeiros Municipais e Defesa Civil de Jaguariúna resgatam filhotinho preso em tubulação de esgoto

A pronta ação do Corpo de Bombeiros Municipal e da Defesa Civil de Jaguariúna, no último dia 29 de janeiro, salvou um cachorrinho com apenas 1 mês de vida que tinha caído na tubulação de esgoto, deixando o casal Michelle Lopes Tibúrcio e Vagner Silva Santos bastante aflitos. A ocorrência foi numa casa da Rua Tozzi, no bairro João Aldo Nassif.

“Deu trabalho, mas essa história teve um final feliz e isso é o que conta, pois nossa missão é prestar socorro em qualquer situação”, resume com um sorriso no rosto o Bombeiro Municipal Lacerda, plantonista e encarregado durante o atendimento da ocorrência.

Conforme a diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, Fernanda de Souza Rodrigues Tesche, o pedido de socorro para salvar o cachorrinho chegou pelo telefone 153 do Sicom (Sistema de Comunicação Integrado), que serve para acionar as forças de segurança que atuam na cidade.

Os Bombeiros foram pra lá e tiveram que abrir um buraco paralelo à tubulação para chegar ao local onde o filhotinho estava entalado. Ele gania (chorava) muito porque tentava sair e não conseguia, o que só fazia aumentar a aflição de quem esperava o desfecho da ação dos bombeiros”, conta o coordenador Da Vinha.

O trabalho de resgate levou cerca de duas horas – das 13h20 às 15h30 – praticamente, e foi registrado com fotos e vídeos produzidos pelos próprios Bombeiros Municipais de Jaguariúna, que foram elogiados nas redes sociais, onde o assunto repercutiu bastante. Informado sobre a ação, o prefeito Gustavo Reis reforçou os elogios aos profissionais que atuaram no resgate.

“Nos dias atuais, onde a sensibilidade das pessoas se perde diante de muitos acontecimentos banais, saber que uma ação bem coordenada como essa teve sucesso, pois foi executada por profissionais que buscam ajudar a população em situações de risco, não só merece aplausos como só faz aumentar nosso respeito pelo trabalho dos Bombeiros Municipais e da Defesa Civil de Jaguariúna”, disse o prefeito. Também colaboraram com o resgate o motorista José Saqui, da Defesa Civil, e o pedreiro Gelson Luiz Lino Martins, mais conhecido como Kininho, que mora no Jardim Florianópolis.

Bombeiro Civil Lacerda estava no plantão e conta detalhes do resgate:

“Fomos até o local logo pela manhã e a solicitante nos mostrou onde o animal havia caído, revelando que se tratava de um ralo que dava acesso ao esgoto da residência. Não tínhamos visão do cachorrinho e apenas ouvíamos seus gritos, na verdade, um pedido de socorro.

Foi aí que que orientamos a moradora de que precisaríamos de um pedreiro no local, pois o piso de concreto teria que ser quebrado, para que pudéssemos tentar resgatar o cãozinho o mais rápido possível, por se tratar de um filhote com apenas um mês de vida. Ela entrou em contato com o marido, que estava trabalhando em outra cidade, e lhe contou a situação.

Ele, de imediato, disse que viria para casa a fim de nos ajudar a resolver a situação, pois sua esposa tinha compromisso agendado e não poderia ficar para acompanhar a tentativa de resgate. Retornamos à base e aguardamos o marido chegar.

Fomos acionados novamente às 13h20, quando o morador já tinha alugado um martelete e quebrado o piso de concreto, porém, não estava conseguindo avistar o cãozinho. Aí, então quebrando mais um pouco nós conseguirmos avistar o filhotinho, que estava entalado num cano, na posição vertical e a uma profundidade de 1,70 m da superfície.

Não havia espaço para usarmos o cambão, uma ferramenta que permitiria içar o animalzinho. Após várias tentativas, resolvemos cavar um buraco rente ao cano, para que conseguíssemos chegar o mais próximo possível do filhotinho. Tivemos que agir com rapidez, pois já fazia muito tempo que o animal estava desesperado naquela situação e poderia sufocar.

Foi aí que utilizamos uma cavadeira para abrir o buraco. E como não tínhamos uma no momento, a diretora do Departamento de Defesa Civil (Fernanda Tesche) foi até uma loja próxima e comprou o equipamento. Foi aí que, com um trabalho conjunto de todos que ali estavam, atingimos o êxito de resgatar o cachorrinho com vida. Ele estava bem sujo e muito assustado, mas agora está bem e se recupera, recebendo o devido carinho”.

Fotos: Bombeiros Civis de Jaguariúna/Defesa Civil

 

Comentários