Campinas tem novo recorde de cadastrados no SUS Municipal após alta de 7% no 1º quadrimestre

Crédito: Fernanda Sunega

Saúde registrou 838,1 mil pessoas vinculadas à rede municipal até abril. Crescimento é de 26,8% em três anos e nº reflete ampliação da capacidade de assistência pelos serviços

Campinas registrou novo recorde de pessoas cadastradas no SUS Municipal após registrar aumento de 7% no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. Dados da Secretaria de Saúde mostram 838,1 mil pacientes vinculados à rede municipal até abril, diferença de 54,3 mil pessoas a mais para um intervalo de 12 meses.

Em três anos, a variação foi de 26,86% e, em números absolutos, equivale ao acréscimo de 177,5 mil pessoas na dependência dos serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.

A diretora de Saúde, Monica Nunes, explicou que o resultado reflete não somente o aumento da demanda por serviços após o período mais crítico da pandemia de covid-19, mas também o trabalho da Prefeitura para ampliar e qualificar a capacidade de assistência.

“A Saúde promoveu uma série de melhorias de capacidade e avanços estruturais nos últimos anos. Foram criados os centros de saúde Guanabara e Sirius-Cosmos, e o Centro de Especialidades Odontológicas Noroeste. Inauguradas as novas sedes dos CSs Campina Grande e São Vicente, enquanto o CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] do Parque Itália passou a funcionar 24 horas. Foram feitas ainda reformas em diversas unidades, aquisição de novo prédio para o Almoxarifado, e avanço da área de tecnologia e informação com objetivo de modernizar condições de trabalho e assistência, além da inovação com uso da telemedicina. Nesta semana começamos a usar a inteligência artificial para reduzir faltas em exames e consultas nos CSs para recuperar vagas, e isso mostra que Campinas segue como referência para uma saúde moderna”, avaliou Monica Nunes.

Cadastros no SUS Municipal – 1º quadrimestre

2021 – 660.637
2022 – 727.284
2023 – 783.780
2024 – 838.139

Ampliação da assistência

Os 68 centros de saúde de Campinas realizaram 982 mil atendimentos no primeiro trimestre deste ano, aumento 20,9% sobre os 811,6 verificados de janeiro a março de 2023.

A lista inclui consultas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de exames e procedimentos. Em 2023, o SUS Municipal já havia registrado recorde anual de assistência ao contabilizar 3,1 milhões de atendimentos, o dobro da quantidade registrada em 2020.