Centro cirúrgico do Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos” reabre nesta sexta-feira
A superintendência do Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos (HMTR) programou para esta semana a reativação do Centro Cirúrgico da unidade. Por conta disso, o espaço está sendo atualizado para a retomada das atividades. Dentro dos serviços, estão previstos nova pintura, definições de salas cirúrgicas e padronização visual.
“O centro cirúrgico é dos anos 80 e estamos fazendo uma reestruturação após ele ficar parado praticamente dois anos por conta da Covid-19. De lá para cá, o centro cirúrgico ficou fechado, sendo utilizado o espaço para os pacientes em tratamento contra o coronavírus e, agora, estamos promovendo essa remodelação”, explicou o superintendente Wagner Cezaroni.
Após a conclusão dos serviços, a reabertura irá ocorrer nesta sexta-feira (4), quando serão retomados os exames de endoscopia e colonoscopia, com demanda atual de 120 procedimentos por mês. A partir de abril, o centro cirúrgico volta a atender os serviços da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do HM. “Seriam as cirurgias
oncológicas de mama, ginecológica, urológica e cirurgia geral. A gente está trabalhando bem acelerados, aproveitando a melhora do cenário na questão da pandemia”, reforçou.
De acordo com o superintendente do HMTR, a retomada dos serviços no centro cirúrgico é esperada tanto pela equipe médica quanto pelos pacientes. “Vai ser um salto para a Saúde. Uma esperança a mais para quem aguarda há pelo menos dois anos. Com exceção dos 400 pacientes que serão atendidos pela Santa Casa após convênio com o município”, comentou Wagner Cezaroni que informou que a meta é também retomar as cirurgias
ortopédicas.
Os pacientes que aguardam pelos procedimentos já estão sendo avisados sobre a retomada das atividades, pois muitos precisam de pré-operatório e avaliações, por exemplo. “Em março a gente já começa também as pequenas cirurgias no centro cirúrgico, uma média de 200 a 250 no mês inteiro e entrando em abril com as oncológicas, que seriam umas 40 por mês. Teremos salas livres para atender as demais especialidades”, concluiu.
Para o prefeito Rodrigo Falsetti, que esteve no local para avaliar as melhorias em andamento, a reabertura do Centro Cirúrgico é um importante passo no sentido de reforçar a assistência em saúde oferecida aos guaçuanos. “A
pandemia nos forçou a suspender muitas coisas, muitos serviços. É momento de correr atrás e recuperar o tempo investido no enfrentamento à Covid-19”, disse. “Saúde é prioridade e não pode esperar”, reforçou.