Centro Multiuso é inaugurado e presta homenagem a dois personagens itapirenses

Será inaugurado nesta sexta-feira, 21, às 11h00, o Centro Multiuso ‘Fernando Francisco Venturini’, localizado no interior do Parque Juca Mulato (ao lado do viveiro de pássaros). O espaço presta homenagem ao ex-vereador que foi muito atuante em Itapira nas causas religiosas, esportivas, culturais e políticas. No local também está instalado o Auditório ‘Arnaldo Franco’, que homenageia o Chefe da Congada Mineira de Itapira, símbolo da cultura itapirense.

Com 217,05 m², o Centro Multiuso abriga um salão com três salas expositivas, um auditório com capacidade para 56 lugares e estrutura multimídia completa, sanitários e área administrativa. Foi construído com recursos federais através de emenda parlamentar do deputado Federal Arnaldo Faria de Sá na ordem de R$ 245.850,00.

Desde o último dia 14, a estrutura já abriga o Museu de História Natural de Itapira, que agora está com um formato mais moderno e interativo para melhor atender ao público. Com a mudança, o prédio que abrigava o museu, situado à Rua Ribeiro de Barros, tornou-se agora a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Sobre os homenageados

Fernando Francisco Venturini – Nasceu em 14 de agosto de 1934 e faleceu em 30 de outubro de 2012. Filho de Antônio Venturini e Maria Lenuzza Venturini. Casado com Rosalina Maria Consorti Venturini com quem teve cinco filhos: Antônio Fernando Venturini , Maria Cecilia Venturini Toledo, Maria Fernanda Venturini Santa Luccia, José André Venturini e Maria Estela Venturini. Desde jovem, foi um cidadão itapirense atuante junto à sociedade e às causas religiosas, esportivas, culturais e políticas. Foi um artista na confecção de móveis, proprietário e mestre na Fábrica de Móveis Santa Terezinha, onde recrutou vários aprendizes através de seu ofício, os quais atualmente contribuem para a economia itapirense. Também foi proprietário do armazém da Rua Comendador João Cintra por vários anos, na época em que Itapira contava apenas com três comércios deste segmento, servindo a população urbana e rural.

No esporte, atuou junto ao Olaria Esporte Clube do Bairro dos Prados como jogador e depois como técnico por vários anos. Foi fundador, juntamente com seu grande amigo José Artur Miranda, da 1ª Romaria de Cavaleiros da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Bairro dos Prados e também do 1º Rodeio de Cavalos no Estádio Coronel Francisco Vieira, onde deu continuidade aos eventos por mais de décadas até conseguir, junto à Dona Carmen Ruette, o terreno para a construção do Recinto Agropecuário onde até hoje são realizados os rodeios anuais da cidade.

Eleito vereador da Câmara Municipal de Itapira, fez parte da mesa diretora. Sempre foi uma pessoa simpática, rodeada de amigos e simpatizantes e muito festeiro. Era de sua natureza promover eventos e festas onde quer que estivesse. Seu legado de vida foi marcado por alegria, honestidade, trabalho, fidelidade e atuar em prol ao próximo.

Arnaldo Franco – Conhecido como Sêo Arnaldo, Chefe da Congada Mineira de Itapira, nasceu em Pouso Alegre em 28 de julho de 1935 e chegou em Itapira em meados de 1957. Casado há 63 anos com a Dona Dorcides Martins Franco, teve seis filhos: Célia Aparecida Franco, Maria de Fátima Franco, Maria Alice Franco, Eva Regina Franco, Carlos Sérgio Franco e Adão Pedro Franco.

Desde sua adolescência, seguiu os passos do pai e passou a integrar a corte da Congada Mineira de Itapira, grupo que há 61 anos ilumina, com seu canto e com sua batida, a Festa de Maio de Itapira. Há 59 anos atua como chefe da Congada. Com apenas 24 anos de idade assumiu o lugar do pai dando, desde então, continuidade ao seu legado.

A Congada Mineira de Itapira, dentre todas as que existiram, é hoje a única a manter rigorosamente seus rituais, inclusive as rodas de batuque em volta da fogueira, no antigo terreno do Giovanni Trani – hoje Largo São Benedito, que remontam mais de um século initerruptamente em nossa cidade.

 

 

Comentários