Claro vence o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022

Em sua quarta edição, o Prêmio tem a Vivo como segunda colocada

A Claro é a vencedora do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022. O resultado foi divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (31/3). Em 2021, a prestadora havia ficado com a quinta posição no ranking.

O prêmio promovido pela Agência desde 2019 reconhece, entre as grandes prestadoras de telecomunicações, aquelas que apresentam os ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis às pessoas com deficiência e que desenvolvam ações para incentivar, divulgar ou assegurar os direitos de acessibilidade.  O resultado de 2022 foi:

1º.    Claro

2º.    Vivo

3º.    Tim

4º.    Sky

5º.    Oi

O Prêmio Anatel de Acessibilidade é entregue à prestadora de telecomunicações que melhor pontuou no Ranking de Acessibilidade da Anatel, que avalia os cinco maiores grupos de telecomunicações do País. Essa é a quarta edição do Prêmio e a segunda vez que a Claro alcança o primeiro lugar. Devido à pandemia de Covid-19, ainda será definida a forma e a data para entrega da estatueta à vencedora.

Entenda o prêmio – O Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações é entregue de acordo com os resultados do Ranking de Acessibilidade elaborado pela Agência e previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade da Anatel (Resolução nº 667/2016).

O Prêmio de 2022 é resultado de fiscalizações realizadas pela Anatel em 2021 nas cinco maiores prestadoras de telecomunicações. Foram verificados os indicadores de Acessibilidade na Página da Internet (API) e de Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).

Além disso, também foram consideradas Ações Voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI). O indicador de Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA) não foi fiscalizado no ano passado, devido à pandemia de Covid-19.

Veja a colocação das prestadoras em cada um dos indicadores:

  • AVI: Claro (1º), Vivo (2º), Tim e Sky (3º) e Oi (4º)
  • ERA: Claro (1º), Tim (2º), Vivo (3º), Oi (4º) e Sky (5º)
  • API: Sky (1º), Claro (2º), Vivo (3º), Tim (4º) e Oi (5º)
 

Comentários