Criança Feliz é lançado no município

O Programa Criança Feliz, do Governo Federal, foi oficialmente lançado em Itapira na tarde desta sexta-feira. A cerimônia foi sediada na Praça CEU, no bairro José Tonolli, e contou com a presença do Diretor Regional de Assistência Social da Baixa Mogiana, Agnaldo Muniz Pacheco, a Técnica de Referência do Programa Criança Feliz na DRADS Mogiana, Lucilene Aparecida Fiusa Potge, do Secretário de Promoção Social, Tiago Fontolan e da equipe do Criança Feliz em Itapira: coordenadora Silvia Helena da Rocha Carvalho (assistente social), a supervisora Aline Bueno (assistente social) e os visitadores Micael Freire, Nayana Sampaio e Juliana Pereira.

A coordenadora do programa, Sílvia Helena da Rocha Carvalho, abriu a solenidade falando brevemente sobre como foi a adesão do município ao Criança Feliz, que contou com a formação de um comitê gestor intersetorial. Em seguida, a supervisora Aline Bueno fez uma breve apresentação do programa, falou sobre o público alvo e o modelo de atendimento. Ela também destacou a importância da Primeira Infância, período que compreende o nascimento até os primeiros seis anos de vida da criança, que é uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, quando o cérebro absorve todas as informações e as respostas são rápidas e duradouras. “Hoje a atenção está muito voltada para a Primeira Infância justamente pelos especialistas entenderem tamanha importância do desenvolvimento da criança nessa idade. E o programa vem para valorizar justamente os estímulos, a criação de vínculos e o cuidado”, ressaltou.

Representando a área da Saúde no programa, a diretora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega, celebrou o lançamento do programa devido ao fortalecimento da intersetorialidade e do trabalho próximo com as famílias. “Apesar de contarmos com as agentes comunitárias, os visitadores terão uma função diferenciada que é esse contato ainda mais próximo e o incentivo aos estímulos. É um complemento do que já acontece hoje”, afirmou.

O secretário Tiago Fontolan também enalteceu a importância da Primeira Infância e de como o Criança Feliz vem para complementar as políticas públicas já existentes hoje. “Se queremos uma realidade diferente, precisamos começar a cuidar muito bem das nossas crianças”, declarou.

Ao final da solenidade, houve uma apresentação de Dança Circular Sagrada com as focalizadoras que receberam a certificação recentemente da Direção Regional de Saúde de São João da Boa Vista.

Sobre o programa

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal em consonância ao já existente Programa Bolsa Família. Atenderá gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias. Por meio de visitas domiciliares, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Em Itapira, o atendimento será de 100 beneficiários dos territórios dos CRAS I e III, especificamente os bairros Cubatão e José Tonolli. Desde a última segunda-feira, 25, já estão ocorrendo reuniões com as famílias elegíveis dos dois bairros, com o intuito de apresentação dos visitadores e organização das futuras visitas.

Os três visitadores – que foram contratados através de processo seletivo – foram capacitados entre os dias 11 e 15 de junho pela supervisora do programa. A coordenadora do programa terá como função a articulação entre as demais políticas públicas, já que se trata de um programa intersetorial que envolve não somente a assistência social, mas também saúde, educação, cultura, e outros setores.

 

Comentários